TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire

Por:   •  11/4/2015  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO E PROCESSO DE MUDANÇA SOCIAL.

1 - INTRODUÇÃO;

          Entende-se que o a educação não pode ser definida sem que se defina o homem.

  Nessa introdução, Paulo Freire aponta que o homem, diferente dos animais e de objetos tem consciência de que é um ser “inacabado” e que por isso busca educar-se, sendo assim ao se modificar com a educação acaba implementando a mudança social.

(...) Jespers  disse: “ Eu sou na medida que os outros também são”.

2 – SABER – IGNORÂNCIA;

            Não existem seres educados e não educados, cada um detém de uma sabedoria própria (natural). E cada superação alcançada pelo homem e a sabedoria adquirida (...) O saber se faz através da superação constante. Sendo assim não existem seres de sabedoria superior, o homem está sempre em processo de aprendizado.

3 – AMOR – DESAMOR;

              O amor é a base para a educação, ou seja, para promover a educação o educador deve impor a educação. (...)Quem não ama não compreende o próximo, não o respeita.

  O amor é a base de tudo que é bem feito, de todo bom resultado.

4 – ESPERANÇA – DESESPERANÇA;

             A esperança assim como o amor se faz base para a educação. (...) uma educação sem esperança não é educação.

5 – HOMEM UM SER DE RELAÇÕES;

            Expressa a relação do homem onde ele prioriza a própria existência, não se importando com o mundo/ambiente onde vive. ( como se o homem não vivesse para o mundo, usasse o mundo para viver).

6 – CARACTERISTICAS;

         O homem por ser racional detém a capacidade de aprender e ensinar, conseguindo identificar as dificuldades de seu ambiente gerando soluções, (...)O homem enche  de cultura o espaço geográfico e Históricos. Diferente dos animais, o homem é um ser consequente  que tem a capacidade de criar, não precisando ficar preso em parâmetros  (...)Quanto dirigidos são os homens pelas propaganda ideológica, politicas ou comercial, tanto mais são objetos e massa.

7 – O IMPETO DO CRIADOR DO HOMEM;

           O Educador não deve tornar o educando a sua imagem semelhança, e sim incentiva-lo a desenvolver uma consciência critica, em um ambiente onde ele precisara superar desafios.  

8 – CONCEITO DE SOCIEDADE EM TRANSIÇÃO;

        A sociedade está em constante mudança, ideológicas, politicas, econômicas, comportamentais etc... Com isso atendendo os anseios da sociedade. (...) Todo amanhã se cria um ontem, através de um hoje.

9 – CARACTERISTICA DE UMA SOCIEDADE FECHADA;

        O ponto de decisão econômica de uma sociedade fechada esta dentro de outra sociedade (matriz), a qual detém de todo poder de decisão. Essa sociedade se caracteriza pela sua hereditariedade educacional.

10 – SOCIEDADE ALIENADA;

        Define-se como uma sociedade que imita outra sociedade, não tem características próprias, não são autenticas nem autocriticas, são imaturas. Sendo mal visto por outras sociedades.

        Geralmente isto ocorre devido as elites justificarem as fraquezas ou incapacidade do povo.

11 – UMA SOCIEDADE EMTRANSIÇÃO;

        É a transformação de uma sociedade alienada que anseia novos valores, tem como característica a mobilização popular exigindo participação politica, restruturação educacional, com isso pressionada, a elite a criar instituições de assistência  sociais para domestica-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com