TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Freire Maurice Tardif e o Filme a Onda

Por:   •  2/12/2016  •  Artigo  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

Sobre os saberes e o Professor de acordo com Paulo Freire e

Maurice Tardif :  Filme “A Onda”

Paulo Freire e Tardif são nomes de alta consideração na área da Educação, sendo frutos de contextos sociais, históricos e geográficos diferenciados sendo levado a centrar seu trabalho ao redor de temáticas diferentes.

Freire se preocupava no início com o letramento de jovens e adultos excluídos do sistema de educacional, focando na maneira na qual essa parcela da população poderia ser melhor integrada com uma formação crítica e consciente à sociedade, de forma a assumir um papel individual e social, com maior capacidade de noção das situações, buscando um alto nível de existência, propondo e viabilizando educação humanizada centrada no diálogo, reduzindo o sofrimento humano encontrado nas camadas mais necessitadas da população gerando, por vezes, incompreensão de seus reais objetivos.

Para Freire os saberes específicos, referem-se aos saberes relacionado diretamente com a área do conhecimento de especialização do docente, sendo que educar é ir além de ensinar envolvendo o diálogo constituindo um processo de troca e interações, educador e educandos aprendendo mutuamente em um sentido humano, emocionalmente, relacionando mais que socialmente.

Socializando visões do mundo, interpretações de realidade, novas formas de pensar, novas percepções de vida e sentido de mundo sobre a problemática da existência humana inserido na sociedade organizada. Assim é os saberes docentes para Freire, por sua natureza técnica superior nos leva a uma interpretação semelhante aos saberes disciplinares de Tardif, incluindo a necessidade de educação continuada.

Tardif entendia o saber docente como um “saber plural, formado pela amalgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional de saberes disciplinares, curriculares e experienciais, onde o professor é alguém que sabe algo e cuja função consiste em transmitir saber a outros.” Com isso Tardif tem como objetivo específico estudar quais seriam os saberes docentes os quais o professor lançaria mão em suas atividades diárias após sua identificação, suas gêneses, dinâmicas de ação e as possíveis interações como o meio social no qual o professor se encontra.

Tardif investigou a evolução do docente não apenas como professor, mas como ser humano, tendo em vista todas as possíveis influências que contribuiriam para a forma de agir, planejar raciocinar do docente durante suas atividades específicas.

Este trabalho resulta numa categorização mais elaborada explicita e profunda a respeito dos saberes docentes com muita fundamentação.

Para Tardif a reflexão na ação desencadeada durante a realização de ação pedagógica sobre o conhecimento que está implícita ação, sendo o melhor instrumento de aprendizagem que o professor adquire e constroem novas teorias, esquemas e conceitos, se tornando um profissional flexível e aberto aos desafios impostos pela complexidade da interação com a prática, pois elas podem ser utilizadas como estratégias para potencializar  a tomada de decisão no momento do planejamento da ação que será desenvolvida.

Sendo assim o professor possui referências que sirvam de embasamento a fim de poder efetuar análises e críticas.

Pode-se dizer que os saberes docentes segundo Paulo Freire e Maurice Tardif em suas visões existem pontos de fortes semelhanças entre as ações propostas, sendo que Tardif com maior profundidade, porém, mesmo assim, trabalhos independentes e separados na história, seguem caminhos muito próximos, resultando em categorizações semelhantes.


A ONDA

O filme “A Onda” nos mostra uma escola de ensino médio na Alemanha que está oferecendo dois cursos de uma semana, sendo um de autocracia que vai ser ministrado pelo professor Reiner após o professor do outro curso, o de anarquismo o qual ele queria dar, se negar de trocar de matéria. Os alunos fazem parte da terceira geração após a Segunda Guerra Mundial, não acreditam que uma ditadura poderia surgir novamente em uma Alemanha tão moderna, então o professor Reiner resolve desenvolver uma experiência com os alunos mostrando como é fácil manipular as massas.

O Professor começa ensinando algumas regras básicas de como se impor em meio a sociedade, um grupo que tinha suas próprias leis, quem não estava com eles, estava contra eles, partindo até para uma agressão física se necessário só para ganhar respeito, sem pensar em nenhuma consequência. Isso nos mostra como o meio em que se vive muitas vezes influencia sem ao menos percebermos ou esquecer  tão rápido tudo que aprendeu ou passou e de como obedecem com facilidade o que está sendo ensinado sem questionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com