TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paura revisão de texto por Florestan

Resenha: Paura revisão de texto por Florestan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

2.Com base no texto de Paura, e tomando por base os códigos de ética de 1947, 1965, 1975, 1986, realize uma análise dos mesmos, deixando clara as características, semelhanças e diferenças dos referidos códigos.

resumo do capitulo 1:

No primeiro capitulo florestan busca explicar o capitalismo dependente e entender a situação de dependencia dos paises latino americanos, ASSIM florestan fernandes aponta que os interesses particulares do capitalismo sao ideologicamente e impostamente entenidos como o interesse de toda a soscieddade.

diz tb que junto ao avanço da constituicao de 88 em que se tem melhorias em termos de seguridade social, melhorias publicas etc tem-se opostamente o avanço neoliberal que visa atender os interesses particulares de uma camada social privilegiada que sao os interesses dos grandes monopolios multinacionais e com e assim o estado passa a intervir mais no setor privado e menos no setor social. Florestan visa apontar os aspectos sociais da dominação externa trazendo a tona o entendimento de como essa dominaçao se da, como se prolifera e como se mantem nesses paises perifericos com o intuito de entender os aspectos da dominação.

florestan aponta dois problema da dominaçao externa a saber:

nova forma de imperialismo sobre a hegemonia de uma super potencia capitalista, e esse novo imperialismo quando adentra nos paises perifericos agrava ainda mais seus problemas como desigualdade social, politicas sociais derfecientes etc.

outro problema e o fato de nao haver resposta para como enfrentar o imperialismo frente uma dominação implacavel por parte de uma reação americana

florestan chega a dizer que os paises perifericos vivem uma situação de subserviencia, submissao e servidao aos paises centrais.

florestan aponta sua teoria dos quatro tipos de dominação externa que sao: o colonialismo, controle do comércio pelas nações europeias, neocolonialismo surgido após a revolução industrial na Europa e a expansão de grandes empresas corporativas no continente, representantes do capitalismo corporativo ou monopolista e que se apossam, por meio de mecanismos financeiros, pressão ou corrupção, do espaço ocupado anteriormente pelas empresas nativas.

Florestan cita ainda que alguns paises nem se quer chegaram ao quarto tipo de dominaçao, e que no caso de paises como o brasil chega-se ao quarto tipo graças ao mercado favotiva.

o segundo capitulo analisa a função das classes sociais no continente, a dificuldade de conceituá-las, a sua dinâmica sob o capitalismo e suas relações com o poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com