TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas sobre colonização na América

Ensaio: Perguntas sobre colonização na América. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  Ensaio  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

1. Explique como e por que se deu a ocupação das terras americanas, relacionando-a com o desenvolvimento econômico de Portugal no século XV.

Resposta: A expansão comercial europeia tem mais um passo com a ocupação das terras americanas, tendo como objetivo achar uma nova rota comercial para as Índias. Para que a ocupação acontecesse, Portugal desviou recursos do comércio do oriente e investiu na América. Tal atitude foi tomada para ratificar a posse de Portugal sobre as terras.

2. Como se deu a colonização espanhola na América?

Resposta: A colonização da América Espanhola aconteceu pelo extrativismo, tendo assim como valor principal dessas terras sua exuberância em metais preciosos. Logo após, os espanhóis investiram num sangrento processo de dominação dos povos indígenas americanos e efetuaram também o seu projeto colonial nas terras a oeste do Tratado de Tordesilhas. Nesse processo ainda, eles elaboraram um complexo esquema administrativo que organizava os objetivos da Espanha em terras americanas. Esses esforços aconteceram em curto tempo graças a ganância dos espanhóis pelos metais preciosos.

3. Como se deu a colonização portuguesa na América? Fale sobre o processo produtivo no Brasil desde sua implementação. Quais fatores contribuíram para o sucesso e expansão do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil?

Resposta: A colonização na América portuguesa foi efetuada pela exploração, que tinha como objetivo principal o abastecimento a Portugal. A exploração se deu inicialmente pela cultura açucareira que era a principal fonte de riqueza. No entanto, isso só foi possível graças à infraestrutura e experiência que a metrópole portuguesa tinha no ramo de semeadura nas Ilhas do Atlântico e na Costa Africana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com