TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodo Imperoal

Ensaios: Periodo Imperoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

Período Imperial

Períodos: (1822-1888)

Datas Importantes: (1821, 1822, 1823, 1824, 1826, 1827, 1834, 1835, 1837)

Principais Acontecimentos Históricos Na Sociedade:

D. Pedro I proclama a independência do Brasil, e outorga a primeira constituição brasileira.

Principais Acontecimentos Na Educação:

Na tentativa de se supri a falta de professores instituiu-se o método Lancaster, ou do ensino mútuo, onde um decreto instituiu quatro graus de instituições pedagógicas (escolas primarias) Liceres, ginásio e academias. Um projeto de lei propõe a criação de pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever o exame na seleção de professores para nomeação. O ato adicional à constituição dispõe que as províncias passaram a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Graças a isso surge a primeira escola normal do país em Niterói

Curiosidades Da Época

Os resultados não foram bons, pois pelas dimensões do país, a educação brasileira perdeu-se mais uma vez, obtendo resultados pífios. Onde funcionava o seminário de São Joaquim na cidade do Rio de Janeiro, è criado o colégio D. Pedro II com objetivo de se tronar um modelo pedagógico para curso secundário. Efetivamente o colégio Pedro II não conseguiu se organizar até o fim do Império para atingir tal objetivo. Até a Proclamação da Republica praticamente nada se fez de concreto pela educação brasileira. O Imperador D. Pedro II, quando perguntado que profissão escolheria se não fosse Imperador, afirmou que gostaria de ser “mestre escolar”. Apesar de sua afeição pessoal pela tarefa educativa, pouco foi feito em sua gestão, para que se criasse no Brasil um sistema educacional.

Período de Estado Novo

Períodos: (1937,1945)

Datas Importantes: (1934, 1937,1942)

Principais Acontecimentos Históricos Na Sociedade:

A orientação político educacional do mundo capitalista, fica bem explicita em seu texto sugerindo a preparação de um maior contingente de mão de obra para as novas atividades abertas pelo mercado. Neste sentido a nova constituição enfatiza o ensino pré-vocacional e profissional. Por outro lado propõe que a arte, a ciência e o ensino sejam livres à iniciativa individual e a associação ou pessoas coletivas publicas ou particulares, tirando do Estado o dever da educação.

Principais Acontecimentos Na Educação:

No contexto político o estabelecimento novo, segundo a historiados Otaiza Romanelli, faz com que as discussões sobre as questões da educação, profundamente ricas no período anterior, entrem numa espécie de hibernação. As conquista do movimento renovador, influenciando a constituição de 1934 foram enfraquecidas nessa nova constituição marcando uma distinção entre o trabalho intelectual, para as classes mais favorecidas e o trabalho manual enfatizando o ensino profissional para as classes mais desfavorecidas. Por iniciativa do ministro Gustavo Capanema, são reformados alguns ramos do ensino. Essas reformas recebem o nome de Leis Orgânicas do Ensino, e são compostas por Decretos-lei que criam o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI e valorizar o ensino profissionalizante.

Curiosidades Da Época.

O ensino ficou composto, nesse período, por cinco anos de curso primário, quatro de curso ginasial e três de colegial, podendo ser na mesma modalidade clássico ou científico. O ensino colegial perdeu seu caráter propedêutico, de preparatório para o ensino superior, e passou a se preocupar mais com a formação geral.

Período da Nova Republica

Período: (1946-1963)

Datas Importantes: (1946, 1948, 1952, 1953, 1961 à 1962).

Principais Acontecimentos Históricos Na Sociedade:

O fim do estado Novo consubstanciou-se na adoção de uma nova Constituição de cunho liberal e democrático. Esta nova Constituição, na área da educação, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e da competência da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional. Além disso, a nova Constituição fez voltar o preceito de que a educação é direito de todos inspirada nos princípios proclamados pelos diversos pioneiros, no manifesto dos pioneiros da Educação nova, nos primeiros anos da década de 30. Então o ministro Raul Leitão da Cunha regulamenta o Ensino Primário e o Ensino Normal, além de criar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial -CENAC, atendendo as mudanças exigidas pela sociedade após a revolução.

Principais Acontecimentos Na Educação

Baseado nas doutrinas emanadas pela carta magna, o ministro Clemente Mariani, cria uma comissão com o objetivo de elaborar um anteprojeto de reforma geral da educação nacional. Esta Comissão presidida pelo educador Lourenço Filho, era organizada em três subcomissões: uma para o Ensino Primário, uma para o Ensino Médio e outra para o Ensino Superior. Este anteprojeto foi encaminhado à câmara federal, dando inicio a uma luta ideológica em torno das propostas apresentadas.

Curiosidades Da Época

Se as discussões sobre a lei de Diretrizes e Bases Para a Educação Nacional foi o fato marcante, por outro lado muitas iniciativas marcaram esse período como, talvez, o mais fértil da História da Educação no Brasil; em Salvador, no Estado da Bahia, Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional).

Período do Regime Militar

Períodos: (1964-1985)

Datas Importantes: (1964, 1971, 1988, 1992, 1996)

Principais Acontecimentos Históricos Na Sociedade:

Um golpe militar aborta todas as iniciativas de se revolucionar a educação brasileira, sob o pretexto de que as propostas eram “comunizantes e subversivas”. O Regime Militar espalhou na educação o caráter antidemocrático de sua proposta ideológica de governo: professores foram presos e demitidos; universidades foram invadidas; estudantes foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com