TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodo Pombalino

Pesquisas Acadêmicas: Periodo Pombalino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Período Pombalino

O Período Pombalino (1760 - 1808) leva esse nome devido às reformas realizadas na metrópole e nas colônias portuguesas, pelo primeiro-ministro de Portugal e Marquês de Pombal,Sebastião José de Carvalho e Melo.

Escolhido pelo rei de Portugal D. José I para ocupar o cargo de primeiro-ministro, Pombal tinha o objetivo de realizar reformas que recuperassem a economia portuguesatendo como plano de fundo a crise do Antigo Regime e a subida das ideias iluministas. Para colocar Portugal numa posição privilegiada em relação aos demais países europeus, era preciso focar na colôniaque tinha melhor economia, o Brasil.

Com a crise que Portugal sofria, foram muitos os que vieram para o Brasil e pela primeira vez havia mais pessoas livres do que escravos morando por aqui. Aprincipal atividade econômica da época era a mineração, porém foram criadas outras complementares o que acabou atingindo o máximo na criação do comércio interno. Com isso, Portugal aumenta a exploraçãosobre a colônia, realizando reformas administrativas e fiscais, que multiplicaram os impostos. Com o aumento da população era preciso um plano de educação que já estava sendo realizado pelos jesuítas.Mas o primeiro-ministro descontente com a falta de poder que a corte tinha sobre os jesuítas, os expulsa das terras brasileiras e portuguesas. Com eles levaram também a organização monolítica baseada noRatio Studiorium.

As escolas foram fechadas e foi realizada uma verdadeira reforma na educação. Pombal queria que os índios substituíssem o trabalho braçal da Amazônia, por isso criou a VilaPombalina a fim de controlar os indígenas. Existiam duas escolas dentro da vila, uma para as gurias e outra para os guris e todos estavam proibidos de falar qualquer língua indígena. Além disso, ele criouaulas régias de latim, grego e retórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com