TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período do Terror Revolução Francesa

Por:   •  25/6/2022  •  Seminário  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

O Terror

Contexto histórico

     O período do Terror se iniciou na segunda metade do ano de 1793. O contexto da época era turbulento: Jean-Paul Marat, importante representante do jacobino, havia sido assassinado por um girondino e, ao mesmo tempo, um movimento contrarrevolucionário se organizava na Europa e em partes da própria França, com o objetivo de impedir o desenvolvimento da Revolução Francesa.

O que foi?

     O período do terror ocorreu após a tomada dos jacobinos, classe que compunha grande parte da população e uma parcela da burguesia, à frente da liderança da França.

     Foi um período marcado por perseguições políticas, conflitos civis e mortes na guilhotina. Liderado principalmente por Maximilien Robespierre e outros líderes revolucionários, o Período do Terror é caracterizado pela morte a qualquer pessoa que possuísse o mínimo de ideal que fosse contra as ideias revolucionárias, o que fez com que  2.639 mortes fossem causadas só em Paris, estimando cerca de 10 mil mortes no total que foram feitas sem julgamentos, incluindo até mesmo membros jacobinos e colegas revolucionários próximos de Robespierre, por muitos terem suas divergências entre si.

     Devido ao grande medo de Maximilien de que a revolta acabasse, ele mandou que matasse qualquer um que fosse contra a constituição da época, passando por cima até mesmo de suas próprias leis, o que reflete uma enorme ironia histórica.

Consequências

     Os religiosos que se recusaram a jurar a constituição civil do clero não foram poupados pelo terror jacobino. Para eles, foram sancionadas várias leis que previam prisões e multas. Por fim, em 14 de agosto de 1792 a lei do exílio foi aprovada, fazendo com que cerca de 400 padres deixassem a frança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com