TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peter Drucker

Artigo: Peter Drucker. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema a história de vida de Peter Drucker, renomeado escritor, professor e consultor administrativo austríaco. Qual a importância da administração no mundo antigo e atual? É o que Peter Drucker buscou entender e explicar ao mundo durante sua jornada de vida. Minha pesquisa tem também como objetivo compreender suas obras e citações na área administrativa. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica realizada na internet.

DESENVOLVIMENTO

Peter Ferdinand Drucker, nascido em Viena, Áustria, no dia 19 de novembro de 1909, renomeado escritor, professor e consultor administrativo, foi um dos estudiosos que estabeleceu a administração como ciência, sendo considerado o pai da administração moderna.

Escreveu vários livros, dentre seus principais temos: “Desafios Gerenciais para o Século XXI” (1999), “Administrando em Tempos de Grandes Mudanças” (1995) e “Sociedade Pós-Capitalista” (1993).

Drucker estudava técnicas administrativas visando tornar a administração uma ciência onde seja capaz de criar o futuro através de seus métodos, assim como já dizia “Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.” (2014, p.1, site Administradores).

Dedicando sua vida a ensinar às pessoas a forma correta de administrar, Peter Drucker (2014, p. 1, site Citador) deixa claro seu pensamento com a seguinte citação:

O grande mistério não é que as pessoas façam as coisas mal, mas que ocasionalmente façam algumas coisas bem. A única coisa que é universal é a incompetência. O talento é sempre especifico! Nunca ninguém comentou, por exemplo, que o grande violinista JaschaHeifetz provavelmente não era capaz de tocar trompete muito bem.

Baseado na ideia de Peter Drucker, antigamente o conhecimento era muito restrito, poucos tinham a liberdade de adquiri-lo, um exemplo pode ser tomado dos egípcios, pois dentre muitos trabalhadores, poucos detinham as fórmulas para construir as tão engenhosas construções. Atualmente, com muito mais liberdade e acesso ao conhecimento geral, ele se tornou um bem público, qualquer pessoa tem a possibilidade de possuí-lo.

CONCLUSÃO

É fundamental destacar a importância de Peter Drucker no cenário administrativo, tanto por ser considerado o pai da administração como por suas obras e todo o conhecimento transmitido por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com