TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Carreira

Trabalho Escolar: Planejamento De Carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento da Carreira

Ao buscar desenvolver uma carreira, onde o trabalho faz parte de um plano de vida, todos os profissionais desde o nível operacional ao estratégico têm se deparado com um mercado de trabalho cada vez mais complexo. O novo mercado é caracterizado pela competitividade, instabilidade e o declínio crescente dos empregos. Assim o antigo paradigma de "emprego para a vida toda" dá lugar ao planejamento de carreira realizado pelo próprio

profissional. Waterman e Collard afirmam que o antigo contrato entre empregador e empregado — sob o qual as empresas ofereciam pelo menos alguma segurança de emprego em troca de um desempenho adequado e fidelidade — está morto.

Cabe salientar que estes fenômenos expõem pessoas e as empresas à instabilidade econômica, sugerem grandes sacrifícios ao lar e a família, destrói o senso de comunidade que existia em muitos ambientes de trabalho, perda do senso de identidade e uma clara compreensão dos valores pessoais. Uma vez que as pessoas diante da crise financeira estão dispostas a suportar qualquer coisa para que recebam uma quantia (salário)da empresa.

Porém estas mudanças no mercado de trabalho com a queda dos cargos e declínio dos empregos igualmente originaram vantagens como: maior liberdade para o profissional, mais controle do próprio tempo, mais coerência com os valores pessoais, mais auto expressão, mais flexibilidade, mais chance de ver os resultados do próprio trabalho e a possibilidade de planejar carreira — ato antes na maior parte das vezes realizadas pela própria organização e de acordo com seus interesses.

Chanlat (1996) corrobora que a noção de carreira tomou-se um ponto paradoxal afirmando que a carreira está cada vez mais reservada a um número menor de assalariados. Se as tendências visando a flexibilização do trabalho e a lógica financeira se manter, a gestão de carreira aparecerá cada vez mais como um instrumento de luxo reservado h. nova aristocracia profissional.

Este não é um fenômeno transitório, provocado por mera oscilação no mercado. Pelo contrário, estamos frente a frente com alterações profundas e duradouras, fazendo indispensável que as empresas e as pessoas se preparem para um mundo diferente, onde as relações de trabalho, e não apenas de emprego, deverão ser reavaliadas e, quem sabe administrada de maneira diferente da que hoje conhecemos.

Independente das consequências das transformações no mercado de trabalho, esta pesquisa salientou a importância de fazer um planejamento de carreira tanto para as organizações, quanto para os profissionais respondendo, desta forma, os objetivos propostos.

Constatou-se que empresas que ainda hoje, possuem estruturas mais hierarquizadas e com maior rigidez organizacional, a carreira é estabelecida pela organização de forma unilateral, de acordo com suas necessidades de quadro e oportunidades de organização.

Porém com a modernização das estruturas empresariais, e a extinção dos cargos tradicionais como afirma Bridges (1998), a tendência é que as carreiras sejam planejadas de forma com que os indivíduos possam aliar seus desejos com os interesses da empresa.

Já o planejamento de carreira realizado pelo profissional, envolve: diagnóstico externo (mercado de trabalho) e interno (auto avaliação), estabelecimento de objetivos de carreira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com