TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento urbano dos assírios

Artigo: Planejamento urbano dos assírios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Artigo  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  174 Visualizações

As construções na Mesopotâmia não alcançam a rocha no subsolo, daí a necessidade de construção de grandes maciços, de adobes, para distribuir a carga em grande área e ficar acima das enchentes.

Em grandes palácios assírios usou-se blocos de calcário como paramento resistente dos embasamentos.

. Grossas paredes contínuas de adobe para suportar o empuxo das abóbadas das coberturas. Também podem ser feitas com tijolos queimados no formo.

As coberturas podem ser feitas em abóbadas com tijolos a partir de um muro de testa inicial, pela justaposição de fiadas de tijolos em arco, um após outro.

O urbanismo dos Assírios, do GRUPO DAS CIDADES SETENTRIONAIS, está baseado num estado militar, tem cidades de traçado mais regular com edifícios públicos geralmente em forma de torres nas bordas da cidade, comunicando-se com a muralha e o fosso navegável. Mais importantes: ASSUR, KALAH, NÍNIVE E DUR-SHARRUKIN.

DUR SHARRUKIN: projeto idealizado pelo imperador Sargão II, com uma rede de ruas principais ligadas às portas da muralha, introduzindo um princípio de ordenação urbana (possibilidade de planejamentoA imagem das ruas é determinada pelas paredes cegas das casas. Nestas, toda iluminação e ventilação é feita pelo pátio (ou pátios) interno(s). As casas têm planta retangular mas os terrenos têm dimensões variadas. As lojas e oficinas têm formas estreitas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com