TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula de Licenciatura e História

Por:   •  2/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PLANO DE AULA – PLANO EMERGENCIAL

NOME DO(A) ALUNO(A):  Luiz Maurício Birollo Mei

 RGM: 20522495

NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental                       

ANO: 7º ano

COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: História                                                 

ÁREA PREVISTA NA BNCC (2018): Ciências Humanas - História

TEMA (da aula): 

A chegada dos europeus na América. Descobrimento ou Invasão?

OBJETIVO(S): 

Desenvolver habilidades dos estudantes conforme determina a bncc. (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

Problematizar a idéia de descobrimento da América, levando os alunos a analisarem com criticidade se baseando em fontes  produzidas por europeus e povos nativos.

Levar os alunos a reflexão fazendo com que os mesmos se imaginem em suas terras e lares por anos e de repente aparecessem pessoas diferentes com roupas, costumes e hábitos distintos, nunca vistos antes. Perguntar aos alunos quias seriam suas reações.

CONTEÚDO:

A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e dos europeus: conflitos, dominação e conciliação.

DURAÇÃO: 50 minutos

ATIVIDADE(S) 

Pedir que seja formada duplas. Os alunos irão assistir um vídeo que será transmitido através de retro projetor. Um Vídeo-animação com duração de 7 minutos no youtube link https://www.youtube.com/watch?v=32yOeie37Z0 sobre a partida da esquadra de Pedro Álvares Cabral, de Lisboa, em março de 1500, e a chegada, na Bahia, em 22 de abril do mesmo ano e um trailler referente ao filme Avatar de 2 minutos para facilitar o entendimento de noções como invasão, exploração, colonização, apropriação, hibridismo cultural, resistência e genocídio.  obs. Pedir aos alunos que assistam todo o filme em seus lares para melhor compreensão.

Será distribuida uma apostila com o diário de Cristóvão Colombo referente a sua primeira viagem a América, na qual ele registrou os acontecimentos que foram considerados significativos para ele e também com a narrativa de um indígena do grupo Baré. Os alunos irão fazer a leitura destes trechos em voz alta, em seguida os grupos irão analisar os trechos e cada representante irá expor o que entenderam em suas análises.

Será projetado dois mapas distintos através do retro-projetor. O primeiro ddesenhado pelo Cartógrafo alemão Heinrich Hammer em 1489 antes da chegada dos europeus a América e o segundo chamado de Universa Le Novo atribuído ao cartógrafo Di Giacomo Gastaldi embora não possua sua assinatura, mapa que foi desenhado após a chegada dos europeus a América. Os alunos irão observar atentamente cada mapa e descrever suas impressões em seus cadernos para responder algumas perguntas que serão expostas pelo professor.

Atividade com perguntas e respostas referentes a todo o conteúdo estudado.

ESTRATÉGIAS:  

Através  de um retro projetor exibir fontes diversas em forma de slides. Pedir aos alunos que se organizem em grupos de 3 pessoas para debaterem entre si as questões que serão levantadas.

Os alunos irão analisar as diferenças dos mapas e cada grupo apresentará sua observações por um representante.

Attravés do retro-projetor exibir o trailler do filme Avatar. Organizar a turma em um grande semicírculo com a proposta de construir nos alunos uma visão geral do assunto a ser tratado com base em cenas de um filme de ficção científica como Avatar. Perguntar aos alunos se conhecem filmes parecidos que tratam de conquistas de outros planetas ou povos.

Projeção e distribuição de folhas impressas para cada aluno da narrativa “Nós não éramos índios” (texto coletado por Geraldo Andrello antropólogo da Unicamp referente a narrativa de um indígena do grupo Baré).  

Projeção e distribuição de folhas impressas para cada aluno de um trecho registrado por Cristóvão Colombo em um diário com suas impressões.

RECURSOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS:  Projetor; computador; caixa de som; mídia do trailer do filme Avatar; canetas hidrográficas (canetinhas). Folhas com impressão do trecho referente ao diário de Colombo e folhas com impressão da narrativa “Nós não éramos índios”.

REFERÊNCIAS: BRAZ, de Oliveira França (Baré), Nós não éramos índios. In: Povos indígenas do Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/%22N%C3%B3s_n%C3%A3o_eramos_%C3%ADndios %22.

GERMANUS, Henricus Martellus. Henricus Martellus Germanicus’ Map of the World, 1489. In: RAVENSTEIN, Ernest George. Martin Behaim, his life and his globe. London. G. Philip & son, lid. 1908. p. 88. Disponível em: https://archive.org/details/gri_33125008398949/page/n87?q=henricus+martellus+map+1489. Acesso em: 18 out. 2018.

GASTALDI, Di Giacomo. Universa Le Novo. In: GRANDE, Stefano. La Carte D'america Di Giacomo Gastaldi: Contributo Alla storia Della Cartografic del Secolo XVI. Calo Clausen, Hans Rinck succ. 1905. p. 177. Disponível em: https://archive.org/details/lacartedamerica00grangoog/page/n175 . Acesso em: 18 out. 2018.

AVATAR. Direção: James Cameron, Produção: Dune Entertainment, Estados Unidos, Reino Unido: 20th Century Fox, 2009.

Adapatado de: Colombo Cristóvão: Diários de descoberta da América. Porto Alegre: L&PM, 1998. p. 49; 92-93.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com