TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Urbana

Ensaios: Politica Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  283 Visualizações

O ano de 2003 representa um marco na política urbana devido ao grande aumento nos recursos destinados a investimento na área da habitação, foram criados programas federais como o PAC, Minha Casa Minha Vida, destinadas principalmente a população de baixa renda.

O bem habitação possui diversos fatores que “afastam” a população menos favorecida, pois agrega custos elevados onde muitos não podem arcar. Devido a esse elevado custo o governo fez a intervenção onde possibilita maiores prazos para financiamento, menor taxas e para aqueles que são menos favorecidos ainda são ofertados habitações por meio de programas de doação de moradias. Antes do governo Lula algumas políticas para a habitação foram desenvolvidas, como exemplo, Fundação Casa Popular, Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, porem nenhuma delas obteve êxito. Já no governo Lula foi instituído o ministério das Cidades, onde a partir daí ocorreram mudanças significativas, destinando-se uma quantia significante para o financiamento de imóveis para população de baixa renda, tendo como carro chefe o programa minha casa minha vida.

Entre as medidas para impulsionar o financiamento imobiliário se destaca, onde ele pode ser compreendido pelas operações destinadas a pessoas físicas e jurídicas. As principais fontes de recurso são o FGTS, CRI, FFI, LCI. Quanto a modalidade de credito temos os bancos privados e públicos e também os consórcios, tendo como o maior disponibilizador de recursos as instituições publicas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com