TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política de Raphael Correa

Artigo: Política de Raphael Correa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

EQUADOR

Política (eleição de Rafael Correa): Em 2002 Lucio Gutiérrez (esquerdista do Partido da Sociedade Patriótica, PSP). Gutiérrez perdeu sua popularidade quando substituiu 27 dos 31 juízes da Suprema Corte que eram simpatizantes do governo começam-se protestos, Lucio, pressionado foge para o Brasil. Quando voltou para o Equador foi preso.

Rafael Correa (da Aliança País AP) foi eleito em 2006, esquerdista, por tanto inseriu o país na Onda Vermelha.

OBS: Onda Vermelha é caracterizada pelo poder de vários governantes de esquerda na América Latina. Segue a trilha de Hugo Chavez, na Venezuela, e de Evo Morales, na Bolívia.

Gutiérrez propôs mudar a Constituição do país, e em 20 de Outubro de 2008entraram em vigor. Impõem na economia mais limites de exportação do petróleo por empresas estrangeiras. Com essa nova Carta (novas leis) o Equador segue a trilha das transformações políticas em curso na Venezuela e na Bolívia.

Economia: A economia equatoriana é muito dependente da indústria do petróleo sendo 40% exportado. Além do petróleo eles exportam café, banana, cacau e camarão. Os principais países, que por curiosidade são países de direita, que importam seus produtos é o EUA, Colômbia, Peru, Chile e Itália. Em 1990 o país passou por uma crise grande, por conta da dívida externa em 2000 mudou sua moeda de sucre para dólar a fim de diminuir a inflação. Em 2002 o presidente Lucio Gutiérrez retornou a dívida externa, fazendo corte de salários e reduzindo os gastos públicos.

Quando Rafael Correa assumiu o poder, em 2007, o Equador adotou uma política econômica nacionalista, que conseguiu aumentar de 50% a 99% a participação do Estado nas indústrias petroleiras.

Em 2008 o presidente decretou moratória de 30,6 bilhões de dólares, alegando que o débito da dívida foi de forma ilegal pelos governos anteriores. Desde então o país vem enfrentando dificuldades, principalmente de obter crédito e investimentos de outros países.

OBS: MORATÓRIA: Espera dilação que o credor concede ao devedor além do dia do vencimento da dívida.

Ato de adiar os vencimentos das dívidas, suspendendo os pagamentos e ação da justiça, decretado pelo governo de um país que passa por circunstâncias excepcionalmente graves (guerra, revolução, crise econômica, calamidade pública).

REFERENDO: Política. Procedimento de consulta efetuado por um governo que, tendo em conta a aprovação ou não de seu eleitorado, propõe à votação novas propostas para serem incorporadas (mediante o resultado) por um órgão legislativo.

Política. Esse procedimento: referendo sobre a descriminalização do consumo de drogas.

Política. Votação através da qual o eleitorado é consultado para aprovar ou rejeitar medidas sugeridas por um órgão legislativo.

Aquilo que é sugerido; plebiscito.

Tipo de mensagem (carta) através da qual um representante diplomático solicita novos direcionamentos ao governo a que trabalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com