TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Populismo latino-americano em discussão. in O populismo e a sua história: debate e critica

Por:   •  21/12/2021  •  Resenha  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Texto 11 - Populismo latino-americano em discussão. in O populismo e a sua história: debate e critica.

Alunas: Beatriz Sant’Anna e Evellyn Gomes

O livro O populismo e sua história debatem e crítica que é organizado com o Jorge Ferreira é uma coletânea de historiadores, antropólogos e sociólogos. Com tudo para essa resenha nos colocaremos no art. populismo latino-americano em discussão escrita por Maria Helena Rolim Capelato.

O texto de forma geral procura discutir algumas questões e a partir de fatos ou paradigmas existentes dentro da América Latina, por exemplo: vanguardismo, cardenismo e peronismo. Políticas elas referem-se principalmente ao Brasil, México e Argentina. Que autores diferentes de outros pontos trazidos dentro de outros textos vídeos dessa matéria ela não rejeita a ideia de populismo como outros historiadores fazem ela procura de certa forma explicar as experiências que obtiveram o populismo na América Latina.

Sendo assim ela compreende o debate em torno do tema né é a parte da cultura política de intervenção do estado e que é uma forma de controle social, porém democrático que visa interesses mais populares o mais que tenha que seguir uma linha mais autoritária para que de fato as coisas aconteçam. Ela considera que esse debate entre populismo e eu tonalismo na verdade é uma variedade de aplicações e que as análises mais tradicionais assim que vão sendo atualizados com o tempo elas se contradizem dentro do conceito de populismo ou new populismo e aí agregam conceitos positivos ou negativos a partir disso

Uma parte muito importante de todo o artigo é o fato de que ela traz vozes e às vezes são esquecidas, não são notadas havia simplesmente ignora que são autores a gente nos indicando para dentro do debate principalmente dentro do debate na historiografia brasileira. O texto explicita alguns pontos interessantes por mais que sejam sintetizados a gente tem a ideia de populismo clássico né com certas interpretações como a questão da modernização tributária como um fenômeno de países subdesenvolvidos uma só cidade tradicional.

Ainda dentro dos parâmetros, ela fala sobre uma interpretação histórico-cultural que está vinculado diretamente com o populismo e que é um movimento muito latino americano quando se passa crises dentro do capitalismo. Importante as questões de capitalização mais cultural social político da classe trabalhadora essa Constituição dos sujeitos que vem junto com discurso populista e que traz uma ideia hegemônica por mais que não seja.

Além de que o trabalho também faz mal, é muito interessante sobre novos autores que tratam sobre outras de expectativas dos casos de peronismo principalmente e sobre as relações entre cada trabalhador estado de quase dominantes que provém dentro desses novos estudos. E ela por mais que tente uma conclusão sintética é o conceito em si que ela traz é que é uma compreensão complexa e que as relações dentro do populismo seja ela por conta das classes trabalhadoras ou o conta das pessoas que se tornaram vozes dessas movimentos como o Perón ou aqui no Brasil Vargas é uma análise profunda que a gente ainda não superou tudo que se podia ser esperado dentro dela são regimes que tem coisas em comum sendo próximos um dos outros né tanto em questão de tempo como em questão de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com