TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por Que Estudamos História E Como Adquirirmos Conhecimento Sobre A História?

Dissertações: Por Que Estudamos História E Como Adquirirmos Conhecimento Sobre A História?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 4

Por que estudamos História e como adquirirmos conhecimento sobre a História?

QUATRO MOTIVOS PARA ESTUDAR HISTÓRIA?

Número 01

ESTUDAR HISTÓRIA DÁ PRAZER, SATISFAÇÃO E ALEGRIA.

Eu sempre quis saber o porquê da expressão “CALCANHAR DE AQUILES”.

Procurei o porquê e quando descobri, foi uma enorme satisfação, alegria, a partir daí, estudar História se tornou um prazer. Agora entendo a fala de William Shakespeare “O que não dá prazer não dá proveito. Em resumo, estude apenas o que lhe agradar.”

Qual a origem da expressão “calcanhar de Aquiles”?

A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém.

A expressão “Calcanhar de Aquiles” surgiu a partir da lenda grega de Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis. Esse termo é usado para fazer referência ao ponto fraco de uma pessoa.

A lenda que originou a expressão conta que Aquiles, ao nascer, foi banhado por sua mãe nas águas do rio Estige para que o bebê se tornasse forte e indestrutível. Acontece que a deusa Tétis deixou de molhar o calcanhar de Aquiles nas águas, o que tornou essa parte do corpo do bebê vulnerável.

Aquiles cresceu e passou a se destacar por sua velocidade e sua força, mas durante a guerra de Troia, ele acabou sendo atingido em seu calcanhar e foi derrotado. Segundo a mitologia grega, essa seria a explicação para a origem do termo “Calcanhar de Aquiles”.

Número 02

A HISTÓRIA É TRANSFORMADORA.

Porque quando estudamos História nos tornarmos cidadão com maior discernimento e senso crítico. As nossas certezas mantém a sociedade em que vivemos como está, intacta, somente através do nosso questionamento seremos capazes de transformá-la. Assim percebemos que o estudo da História é necessário para o conhecimento e formação humana, intelectual e social de nós seres pensantes e reflexivos.

Número 03

ESTUDAR HISTÓRIA É FAZER HISTÓRIA.

E impossível estudar História sem o domínio suficiente de como se dá a produção histórica. Estudar História não se perfaz com o transmitir conhecimentos, muito menos informações. Mas é se dá conta que fazemos parte deste processo.

Número 04

A HISTÓRIA É UMA PONTE

Estudar História é estudar o passado, e ajudar a compreender melhor o presente, e não cometer os mesmo erros no futuro. Ou seja, sem a História toda a humanidade desconhece seus êxitos, fracassos, conquistas e está sujeita a cometer um mesmo equívoco novamente.

Porque do presente podemos ir para o passado e do passado voltarmos para o presente. Ou seja, parece uma máquina do tempo.

QUATRO FRASES OU CITAÇÕES SOBRE HISTÓRIA

Número 01

"A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos."

(Cícero)

Número 02

“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.”

(Heródoto)

Número 03

“Se queres prever o futuro, estuda o passado.”

(Confúcio)

Número 04

“Os homens fazem história, só não sabem que a fazem.”

(Karl Marx)

QUATRO MANEIRAS PARA APRENDERMOS HISTÓRIA NO DIA A DIA

Número 01: Assistir filmes com temas históricos

Existem muitos filmes ambientados em diferentes épocas históricas. Assisti-los com os alunos pode ser a deixa para vocês conversarem sobre o período. Fazer perguntas que estimulem a imaginação: Como será viver nessa época? O que comiam? O que vestiam? Quais são as principais diferenças entre o mundo atual e o retratado? Enfim, aproveite o que estão vendo na telinha para instigar a curiosidade de seu filho por outros tempos e civilizações.

Número 02: Visitar museus

Visitar museus é uma estimulante viagem pelo tempo. O contato com objetos antigos, marcado por uma estética de cores e formas, é um prato cheio para falar de História e possibilita que os alunos vejam tudo aquilo que eles aprendem em sala de aula. Além disso, a valorização do acervo do museu mostra a o cuidado com a preservação da história, o que faz os alunos perceber a importância dada à disciplina.

Número 03: Discutir feriados históricos

Como geralmente os professores já trabalham o significado dos feriados históricos, a dica é pesquisar em livros ou na internet algumas curiosidades em relação ao dia.

Número

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com