TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 1º Semestre História (Função Social da Escola) Unopar

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A História da Educação no Brasil começa com a chegada dos padres jesuítas no solo brasileiro em 1549, onde lançou em terra a semente do aprendizado que futuramente deixaria marcas profundas na Cultura e civilização do país. Os jesuítas trouxeram consigo um intenso sentimento religioso de propagação da fé cristã. No decorrer dos anos a educação veio sofrendo várias mudanças em todos os aspectos. Apesar das transformações ocorridas no decorrer da história, a escola ainda representa a instituição que a humanidade elegeu para socializar o saber sistematizado. Vale afirmar que é o lugar onde, por princípio, é difundido o conhecimento que a sociedade estima necessário transmitir às novas gerações. Nenhuma outra forma de aparelhamento foi capaz de substituí-la.

Apesar das modificações conferidas na estrutura do ensino brasileiro no decorrer dos anos, nenhuma delas instituiu um sistema educacional onde todos tivessem os mesmos direitos, onde a intenção principal seria a concepção do homem com plena autoridade dos próprios meios de libertação; um homem erudito, livre, inteligente e crítico, que não se deixa manipular e que pode influenciar o estilo de vida e o futuro do país. Ao passar do tempo sofrendo várias modificações o ensino se tornou algo muito flexível, desde os primórdios a educação recebeu apoio e ao mesmo tempo foi motivo de muitas discussões, pois uma parte dessas discussões seria a melhoria com relação aos alunos portadores de necessidades especiais, que ao longo veio tentando conquistar seu espaço principalmente no fato de ingressar numa escola igualitária, onde teriam os mesmos direito dos demais alunos. Ao longo da história educacional no Brasil mesmo com muitos preconceitos e dificuldades, aos poucos foram conquistando seus direitos através de Leis e Decretos, pra isso houve muitos congressos, reuniões, e demais manifestações para que esses direitos fossem conquistados.

A Educação atual vem sofrendo mudanças drásticas desde as modificações na LDB (Leis de Diretrizes e Bases) até o comportamento dos alunos em sala de aula, onde hoje vemos um resultado fracassado do Método de ensino no Brasil. Essas Leis trazem consigo aspectos que ainda necessitam ser mais estudados para a melhoria do ensino no país.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde a chegada dos padres jesuítas podemos entender que a educação foi fundamentada por parte deles baseada na fé cristã que era introduzida através do ensino, com o passar do tempo houve muitas modificações para que se desse continuidade ao trabalho.

Vemos através de várias fontes de pesquisas que a educação sofreu alterações no decorrer dos processos de desenvolvimentos educacionais. A qualidade da educação em muitos aspectos foram favoráveis, mas em compensação houve um certo retrocesso com relação a aprendizagem, segundo (LIBÂNEO, 2005, p. 117) a educação de qualidade é aquela que a escola promove para todos o domínio dos conhecimentos.

Por esta visão necessitamos de muitas mudanças com relação ao ensino no Brasil, voltada para a prática da qualificação do docente e do discente para que no decorrer dos anos haja um domínio na aprendizagem e obtendo maior conhecimento dos problemas educacionais buscando solucioná-los com maior abrangência. Hoje temos um ensino baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com