TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Postagem 2 Prática de ensino: Observação e Projéto

Por:   •  13/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  1.028 Visualizações

Página 1 de 2

1. RELATO DE OBSERVAÇÃO

O objetivo deste relatório é fazer uma observação de ambientes educativos escolares e não escolares existentes em um raio de 500m nas imediações do ponto de partida.

A observação teve como referência a minha residência, aluna Jullie Rank, localizada na rua Erhard Pfeiffer nº 36, Bairro Schramm, na cidade de São Bento do Sul, Santa Catarina.

1.1 Ambiente educativo escolar.

ESCOLA ALTERNATIVA ANJO SAPÉCA

Localizada na Rua Capitão Ernesto Nunes nº670, Bairro Centro, na cidade de São bento do Sul SC. Escola de porte médio, ensino particular, com dois turnos que recebe alunos do berçário ao ensino médio.

Venho observado o projeto de ensino da escola através do meu filho, Pedro Rank da Fonseca, que estuda no 2º ano do ensino fundamental. Além de aplicar a grade curricular dentro das disciplinas obrigatórias, o objetivo da escola, no qual cumpre muito bem é desenvolver com os alunos várias atividades ligadas à dança,música, escolinha de futebol e preservação do meio-ambiente.

Diante do exposto posso concluir que as crianças e adolescentes da escola citada tem uma educação de qualidade, contribuindo para sua formação educacional, física, cultural, e espaços que podem desenvolver atividades escolares.

1.2 Ambiente educativo não escolar.

HOSPITAL E MATERNIDADE SAGRADA FAMILIA

Localizada na Rua Henrique Schwartz nº10, Bairro Centro, cidade de São Bento do Sul SC.

O Hospital e Maternidade Sagrada Família é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, de direito privado de amparo a saúde. Oferece os diversos serviços de Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Emergência, Laboratório, Maternidade, Pediatria, PA, Radiologia, e UTI. Observando o hospital citado como um ambiente educativo não escolar, pude observar os trabalhos dos pedagogos hospitalares, que carregam consigo a essência de uma educação que é destinada as crianças e adolescentes que estão hospitalizadas e que por motivos diversos (patológicos) tiveram sua saúde abalada.

21ª DELEGACIA REGIONAL DE POLÍCIA

Localizada na Rua Jorge Zipperer nº544, Bairro Centro, na cidade de São Bento do Sul SC.

A violência tem afligido as escolas e todo o mundo, no Brasil com mais frequência. Trata-se de um problema educacional e social que requer o envolvimento do governo, da counidade escolar, policia e toda a sociedade para soluciona-lo.

Observando a 21ª Delegacia de Policia como um ambiente educativo não escolar, pude verificar um intenso trabalho entre as escolas, a comunidade em geral e a Policia. A Delegacia junto com a Policia Militar realiza um projeto chamado PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), onde alunos de todas as escolas do Município e demais interessados tem acesso a Palestras educativas sobre o tema, um trabalho sensacional interagindo a 21ª Delegacia de Policia e demais escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com