TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Postagem - Prática de Ensino: Observação e Projeto

Por:   •  7/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

INTEGRAÇÃO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

                                                                               

EZEQUIEL WENDEL PONTES

RA 1661691

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2016


EZEQUIEL WENDEL PONTES

RA 1661691

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

INTEGRAÇÃO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR E UMA ESCOLA

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP INTERATIVA, referente ao curso de graduação em Licenciatura em Matemática, como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Observação e Projeto.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2016


 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL        6

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

3. DESENVOLVIMENTO        7

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

3.2 PROCEDIMENTO METODOLÓGICO        7

4. AVALIAÇÃO        8

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        9


1. INTRODUÇÃO

A escola é uma instituição que desenvolve papel imprescindível na formação dos alunos, exercendo principalmente acesso aos conhecimentos historicamente sistematizados.

O educar se constitui no processo em que a criança ou adulto convive com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro no espaço de convivência.

A educação formal ocorre em sala de aula. Esse método de educação que deve ser comprovado através de diplomas expedidos pelas instituições de ensino, segue um cronograma e é organizado em séries e níveis. A formação é realizada em local e tempo específico, e regulada por lei.

Já a educação não formal comporta todos os contextos em que as pessoas se agrupam espontaneamente (sem a mesma obrigatoriedade da escola) com a intenção de criar ou buscar determinadas qualidades e/ou objetivos. (GOHN, 1997, p.6).

Incorporar na sociedade esses dois métodos de educação é um diferencial para a formação do aluno, pois a educação não-formal possibilita ao aluno o desenvolvimento de práticas que não são proporcionadas na educação formal.

No município de Caçapava-SP temos um exemplo de educação não-formal, a instituição GAMT – Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos.

O Instituto é responsável por experimentação de tecnologias sociais, construção de novos conhecimentos visando garantir a continuidade dos processos formativos com adolescentes e jovens. Dentre as ações estão os projetos Jovens Urbanos, Esporte Educacional, Jovem Aprendiz, Web TV e Robótica Educacional.

Todas as atividades desenvolvidas no Instituto têm como objetivo o desenvolvimento de ações voltadas à criar oportunidades para que crianças, adolescentes e jovens possam desenvolver seus talentos. Segundo os professores, as atividades desenvolvidas torna os alunos mais disciplinados e a respeitar os colegas e a individualidade de cada um.

Os projetos que são desenvolvidos no instituto são voltados as seguintes disciplinas:

  • Jovens Urbanos: programa de formação ampliada, focado em geração de oportunidade e inserção produtiva, além de contribuir para que os jovens concluam o Ensino Médio e tenham acesso ao Ensino Superior;.
  • Jovem Aprendiz: programa de capacitação de mão de obra para áreas administrativas e operacionais;.
  • Esporte Educacional: educação de jovens através da prática esportiva educacional de qualidade;
  • Web TV: os jovens recebem orientação para produzir conteúdo para internet a partir da discussão dos temas propostos.
  • Robótica Educacional: projetos educacionais que fazem uso da robótica desenvolvendo o raciocínio lógico e pensamento matemático;

Garcia (p.6, 2007) “destaca que por ser uma escolha de iniciativa voluntária a educação não formal permite a conquista de valores humanos mais positivos, o desenvolvimento da auto-confiança, da construção de identidade e do sentimento de pertença”.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Este projeto tem o objetivo de demonstrar que a educação não-formal pode acrescentar aos alunos diversos valores sociais. No ambiente não escolar há maior interação e afetividade entre as pessoas, o que ajuda na formação do ser humano ao proporcionar a socialização e práticas que promovem maior conscientização do indivíduo em relação ao ambiente em que vive.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Demonstrar que a educação não formal é um importante mecanismo de formação do aluno.
  2. Mostrar que a educação não formal por permitir experiências práticas torna-se mais interessante.
  3. Fazer com que a educação formal desperte no aluno o desenvolvimento de atividades sociais.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Gohn (2008), ao estudar a educação não-formal, desenvolvida junto a grupos sociais organizados ou movimentos sociais, chama nossa atenção para a questão das metodologias e modos de funcionamento, por ser um dos aspectos mais relevantes do processo de aprendizagem, mas lembra que é preciso aprofundar as pesquisas ao redor dos movimentos sociais e seus processos de encaminhamento.

Os espaços de educação não-formal, segundo Simson e Park (2001), deverão ser desenvolvidos segundos alguns princípios como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com