TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povos Indígenas do Brasil

Por:   •  21/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

QUADRO DE ANÁLISE

Integrantes:

Athos da Costa Limajhj

Carlos Eduardo Alencar de Araújo

Ebert Paulo Tomás

Eduardo Esdras da Cruz Rocha

Maycon Douglas Ferreira de Lima

Sara dos Santos Pereira

Tainá Julio de Sousa Silva

2º Ano Edificações - Vespertino

TUPI-GUARANI

ANÁLISE EXTERNA

Região geográfica atual e no passado: O grupo linguístico tupi-guarani foi resultado do encontro dos povos tupis e guaranis. Os falantes dessa língua estão, atualmente, em maior concentração na região Norte e no litoral sul do Brasil, localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina,Paraná,São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul,além de habitarem algumas porções da Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

Fonte: https://escola.britannica.com.br/artigo/tupi/483612#:~:text=A%20%C3%A1rea%20de%20influ%C3%AAncia%20tupi,da%20Argentina%20e%20ao%20Uruguai.&text=Os%20ind%C3%ADgenas%20que%20falam%20o,no%20litoral%20sul%20do%20Brasil.

Enquanto no passado, após migrarem da amazônia, os tupis começaram sua habitação na maior parte da região litorânea brasileira incluindo alguns litorais do Nordeste, bem como em algumas porções de cada região brasileira, conforme o mapa a seguir:

Imagem disponível em: https://noamazonaseassim.com/as-tribos-indigenas-do-estado-do-amazonas/

Fonte: https://cpisp.org.br/indios-em-sao-paulo/povos-indigenas/guarani-e-tupi/

Quantidade aproximada: No Brasil, vivem atualmente cerca de 51.000 indígenas Guarani, em sete estados diferentes, tornando-os a etnia mais numerosa do país. Muitos outros Guarani vivem no Paraguai, Bolívia e Argentina.

Fonte da imagem : https://conhecimentocientifico.r7.com/como-a-cultura-tupi-guarani-foi-impactada-pelo-homem-branco/

Língua: Atualmente mais de 160 línguas são faladas pelos povos indígenas do Brasil. Antes da chegada dos portugueses ao Brasil esse número devia girar em torno de 1000 línguas em meio a essa diversidade apenas 25 povos têm mais de 5000 falantes dentre eles os Baniwas, os Barés, Kaigangs e Mundurukus. Os linguistas expressam as semelhanças e as diferenças entre as línguas através da ideia de troncos e famílias linguísticas.

No tronco Indo-Europeu por exemplo, possui diversas famílias como a família Latina, Celta, Eslava e Germânica. No que diz respeito às línguas indígenas no Brasil há 2 grandes grupos o Tupi e o Macro-Jê além de 19 famílias linguísticas que não apresentam graus de semelhanças suficientes para que possam ser agrupadas em troncos vale ressaltar também que existem famílias de apenas uma única língua às vezes denominadas línguas isoladas por não se revelarem parecidas com nenhuma outra língua conhecida é importante também lembrar que poucas línguas indígenas no Brasil foram estudadas em profundidade, portanto, o conhecimento sobre elas está permanentemente em revisão.

O tronco tupi é um dos grandes agrupamentos de línguas indígenas constituído com base em uma classificação genética sustentada pelo método comparatista. de acordo com uma das classificações apresentadas o tronco Tupi é dividido em 7 famílias linguísticas Arikém, Juruna Mondé, Munduruku, Ramarama, Tupari, Tupi-Guarani e 3 línguas isoladas no nível de família Aweti, Purobora, Satere Máwe. O tronco Tupi reúne 40 línguas, o que corresponde a mais ou menos 22% do total das línguas indígenas do Brasil.

A língua dos povos indígenas Tupi-Guarani guarani é um idioma, originalmente uma língua indígena do sul da América do Sul, falada pelos povos da etnia tupi-guarani na Argentina, na Bolívia, no Brasil e no Paraguai (onde é a segunda língua oficial). Surgiu a partir do guarani antigo.

Fonte da imagem: https://tdah.org.br/linguagem-e-tdah/

ANÁLISE INTERNA

Mitos/Lendas: Na época da chegada dos colonizadores europeus os mais de mil povos indígenas e cinco milhões de índios que viviam por aqui já tinham um rico e variado panteão de divindades, e todas em estreita ligação com as forças da natureza. Além dos Tupis e dos Guaranis, dois dos grupos mais importantes Yanomamis e Araras e dezenas de outros povos deixaram um legado mitológico que permanece vivo até hoje entre os mais de 450.000 índios que ainda habitam no nosso território.

Deuses tupi-guaranis: Tupã, Jaci e Guaraci.

Chamado de o espírito do Trovão, Tupã é o grande criador dos céus e da terra e dos mares assim como no mundo animal e vegetal além de ensinar os homens a agricultura, o artesanato, a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Jaci é a deusa lua e guardiã da noite e protetora dos amantes e da reprodução, um dos seus papéis é despertar a saudade no coração dos guerreiros e caçadores, apressando a volta para suas esposas. Filha de Tupã, Jaci é irmã e esposa de Guaraci o Deus sol.

Guaraci, filho de Tupã o Deus sol, auxiliou o pai na criação de todos os seres vivos. Irmão e marido de Jaci a Deusa lua, Guaraci é o guardião das criaturas durante o dia na passagem da noite para o dia que é o encontro entre Jaci e Guaraci, as esposas pedem proteção para os maridos que vão caçar.

Ceuci, Anhangá e Sumé.

Protetora das lavouras e das moradias indígenas Ceuci foi comparada pelos colonizadores católicos a virgem Maria por ter dado à luz de maneira milagrosa seu filho Jurupari espírito guia e guardião que nasceu do fruto da cucura-purumã árvore que representa o bem e o mal na mitologia Tupi.

Inimigo de Tupã, Anhangá é o Deus das regiões infernais um espírito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com