TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Por:   •  25/11/2022  •  Dissertação  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

O filme "Pocahontas" retrata a história de uma índia nativa, que enfrenta os desafios de viver em uma comunidade tradicional, vítima de uma exploração histórica que aconteceu no mundo, principalmente durante o século XIV. No Brasil, o cenário não foi diferente. Como resultado de um longo período de colonização, o país ainda enfrenta as consequências e preconceitos herdados deste período e o esquecimento de comunidades e povos tradicionais por parte da população. Deste modo, encontrar caminhos que auxiliam na inclusão desses povos, é uma tarefa imprescindível.

De acordo com a legislação, existem 26 comunidades reconhecidas oficialmente e muitas outras que ainda não tiveram o reconhecimento constitucional. Sendo assim, é de suma importância romper as segregações que afastam esses povos e percebê-los na sociedade como cidadãos, para que eles tenham acesso aos direitos básicos necessários de um indivíduo. Reconhecer quem são as pessoas pertencentes a essas comunidades e respeitar as diferenças culturais e sociais, é determinante para a sua inclusão.

Outro fator que implica negativamente na valorização desses povos é a negligência governamental. De acordo com Thomas Hobbes, é necessário que o Estado garanta o bem-estar da população. Deste modo, a falta de investimento na educação, saúde e emprego para essas comunidades, faz com que eles não possuam acesso aos estabelecimentos sociais, vivendo de maneira segregada com o resto da população.

Infere-se, portanto, a necessidade governamental no movimento de valorização das diferentes comunidades e dos povos nativos. Desta forma, Ministérios como o do Desenvolvimento social e o da Educação, são fundamentais para a criação de políticas públicas que desenvolvam uma cultura mais inclusiva, principalmente com um olhar educacional e midiático. Deste modo, seria possível o desenvolvimento de cidadãos que entendam a importância de diferentes culturas, garantindo o enaltecimento desses povos e comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com