TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povo preto no brasil

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

Augusto Comte

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, filosofo e Matemático francês, Nasceu em Montpellier em 19 de janeiro de 1798. Foi ele quem criou o termo “sociologia” a partir da organização do curso de Filosofia Positiva, que pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar tudo aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências já existentes, como a matemática, física e biologia. Queria saber se os métodos utilizados nessas ciências, os quais já haviam alcançado um status positivo, poderiam ser utilizados na física social, denominada, por ele Sociologia. Este pensador acreditava na superioridade da ciência e no seu poder de explicação dos fenômenos de maneira desprendida da religião, como positivista, acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social. Em sua visão, sociedade estava em desordem. Comte vislumbrava um mundo cada vez mais influenciado pela ciência e pela consolidação da indústria, e a crise gerada por uma certa anarquia moral e política quando da transição do sistema feudal (atividades agrárias, hierarquia, patriarcalismo) para o sistema capitalista (indústria, comércio, urbanização e exploração do trabalhador). Era essa positividade (instaurar disciplina e ordem) que ele queria para a sociologia. Quando Comte pensava a sociologia, colocava toda sua crença de que poderia entender e estudar os problemas sociais que surgiam e restabelecer a ordem social e o pregresso da civilização moderna, queria que a Sociologia estudasse, de forma aprofundada, os movimentos da sociedade no passado para se entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade. A sociologia se colocaria na visão deste autor, como uma ciência para solucionar a crise das sociedades daquela época. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse alcançar um estágio de maturidade.

Emile Durkheim

David Emile Durkheim, sociólogo francês, nasceu em Espinal, em 15 de abril de 1858.Considerado fundador da sociologia, preocupava-se com o estudo do comportamento humano. Destaca-se o estudo acerca do suicídio, no qual demonstra que este relaciona-se com questões sociais e não psicológicos. Durkheim constatou também, que os símbolos culturais, tais como valores, ideologias, exercem papel importante para a integração na sociedade. A causa de cada fato social está nos fenômenos sociais que o antecederam; os fatos sociais exercem influência determinante sobre o indivíduo; a sociedade prevalece sobre o indivíduo, a sociedade tem regras e o indivíduo deve segui-las, sem essas regras a sociedade não existiria; a sociedade vai criando regras e essas vão se reproduzindo na forma de códigos, decretos, constituições. O indivíduo deve aceitar essas regras, caso contrário sofrerá castigos por violá-las. Para Durkheim o objeto de estudo da sociologia é justamente essas regras e normas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.

Karl Marx

Karl Heinrich Marx, filósofo e economista alemão, nasceu em Trier, na Alemanha em 5 de maio de 1818. Foi um dos responsáveis, em promover uma discussão crítica da sociedade capitalista que se consolidava, bem como da origem dos problemas sociais que este tipo de organização social originou. Redigiu o “Manifesto Comunista”, obra referência do marxismo e do materialismo histórico. Nessa obra, Marx afirma que a história da humanidade é marcada pela luta entre as classes sociais e instiga a sociedade proletária a lutar por justiça social, pela construção do socialismo. Em 1867, já morando em Londres, Marx se empenhava em produzir escritos que ajudasse, a classe proletária a organizar-se e assim sair de sua condição de alienação. Segundo Marx, alienado seria o homem que não tem controle sobre seu próprio trabalho, em termos de tempo e em termos daquilo que é produzido, coisa que o capitalismo faz em larga escala, pois o tempo do trabalhador e o produto(mercadoria) pertencem à burguesia, bem como a maior parte da riqueza gerada por meio de trabalho, dessa maneira pública sua principal obra:” O Capital”. Em tal obra, Marx efetua uma crítica sobre a sociedade burguesa e o sistema capitalista. Com isso propõe a tomada do poder pelos trabalhadores, que culminaria no fim da sociedade de classes e do estado capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com