TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povos Maias

Por:   •  7/6/2015  •  Ensaio  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Povos Maias

Inicialmente, pelo vestígio arqueológico, se tem evidencias dos Olmecas, que acreditavam em deuses e vida após a morte, podem ser os primeiros a elaborar calendário e escrita na mesoamérica. Quando se escava outros sítios em diferentes localidades onde os Olmecas se expandiram, pode-se falar em uma alta cultura matriz de influencia Olmeca

Teotihuacán, metrópole dos deus, é umas das maiores evidencias do apogeus dessas civilizações clássicas, revelando a ideia de cidade. Formada por extensos bairros, onde os membros das comunidades tinham suas residencias em volta ao centro administrativo e religioso. O conjunto da obra remonta vários séculos e gerações na sua formação. Usando o exemplo de Teotihuacán, podemos dizer que havia divisão social do trabalho, exercito eficiente, agricultura extensiva e comércio organizado – atingindo localidades distantes. Parece ter sido uma confederação de diversos povos.

Os maias se estenderam pela península de Yucatan e pelas planícies e montanhas dos estados mexicanos de Tabasco e Chiapas e pela Guatemala e partes de El Salvador e de Honduras. Haviam mais de 50 centros Maias de importância considerável. Politicamente seriam “confederações ou reinos”. Possuíam estratos sociais: o povo comum, responsável pela agricultura e execução de serviços pessoais e o grupo dominante, governantes, formado pelos guerreiros de alta posição e sacerdotes, responsáveis pela arte, em geral, a cultura mais elaborada. No período clássico difundem e desenvolvem várias coisas a nível de conhecimento, como escrita, calendário, tinham conceitos matemáticos e astrológicos. Passado seu período clássico, de crescente apogeu, entra em declínio aos poucos. Há uma espécie de colapso em Teotihuacan, que teria sido abandonada em decorrência de mudanças climáticas relacionadas com o desmatamento e dessecamento de lagos, pois os vestígios arqueológicos não possuem sinais de destruição, como invasão de outros povos ou incêndios, a cidade simplesmente foi sendo desocupada.

Durante o período clássico, esta civilização possui grande marca do urbanismo, possuindo núcleo religioso interligado, possuía ensino formal, ministrado pelos religiosos nas escolas comunais espalhadas pelos bairros. Havia uma praça do mercado, onde ocorria comércio e encontros de comerciantes e consumidores. Ao redor da parte central da cidade ficava as casas dos plebeus, a maioria possuía uma pequena parte de terra onde poderia produzir alguns alimentos. Quanto a sua concepção religiosa compartilhavam vários aspectos dos demais povos. No final do seculo, já ocorrido o abandono das cidades pelos Maias, surge novas organizações senhoriais que pode ser interpretado como o Renascimento da Cidade Tolteca, que se dá pela fusão culturas chichimecas e toltecas, culturas que possuíam algumas pequenas divergências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com