TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povos Primitivos

Artigos Científicos: Povos Primitivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  3.175 Visualizações

Página 1 de 8

História da Educação - Período Primitivo

1.1- Períodos primitivos

1.2- Educação entre os povos primitivos e dentro da comunidade.

1.3- Educação de Iniciação dos jovens.

1.4- Escrita do povo primitivo.

1.5- Exercícios.

1.1- Períodos Primitivos

Primitivos são aqueles povos cujas atividades são pouco diversificadas, cujas formas de vida são simples e uniformes e cuja a cultura possui escasso de conteúdo intelectual”.

Primitivo significa primeiro a existir; que precede o que vem depois. Este período foi o mais extenso que conhecemos na história da humanidade, onde surgiram os nossos primeiros antepassados, a organização social se baseava em pequenos grupos unidos por laços familiares. Havia uma divisão simples do trabalho, de acordo com a idade e o sexo. As mulheres cuidavam das crianças que, juntamente com elas, eram responsáveis pela coleta de frutos e raízes. Os homens caçavam, pescavam e defendiam o território, sempre realizando as tarefas em grupo. Neste período respeitava-se uma hierarquia. Tudo o que era caçado, pescado ou coletado era dividido. A mulher tinha um papel importante e de grande valor para o grupo. Nessas condições, aos homens incumbe a parte mais importante da produção, e a família primitiva tem, portanto, em toda parte, um caráter patriarcal. Quaisquer que sejam as idéias que se façam do parentesco, o homem primitivo é senhor e proprietário de sua mulher e filhos.

Os primeiros povos primitivos eram obrigados a aprender de varias formas a sobreviver, como naqueles primeiros tempos não existia a tecnologia que temos hoje, eles fizeram varias descobertas como, por exemplo, o fogo. Fazer fogo e utilizá-lo de maneira produtiva foi fundamental para o homem iniciar seu caminho rumo à civilização. Os primeiros contatos do homem primitivo com o fogo devem ter ocorrido naturalmente ao serem observadas as árvores atingidas por raios e assistindo o fogo surgir na superfície de jazidas espalhadas por onde passavam, ou proveniente das atividades vulcânicas. Destes encontros casuais o homem aprendeu quais são as propriedades inerentes ao fogo: calor e luz, e a capacidade de alguns materiais secos pegarem fogo, como a madeira cortada.

A partir deste momento, o primeiro passo foi dado para que o homem levasse o fogo até sua habitação. Por meio de uma tocha com uma haste de madeira e alguns gravetos a chama incandescente era levada de seu lugar natural até a caverna ou acampamento, onde o fogo poderia ser mantido indefinidamente, como uma fonte constante de calor, luz e proteção. Nestes primórdios da historia, à medida que os homens se espalhavam pelo mundo, mudando-se para áreas de clima frio, aprendendo a controla-lo, o fogo tornou-se vital para o aquecimento e transformação de seus alimentos.

Portanto as ideias de classificar o povo primitivo segundo seus princípios dominantes não constitui novidades.

1.2 - Educação entre os povos primitivos e dentro da comunidade.

A história da educação é unida a história do desenvolvimento da humanidade.

A educação existe mesmo antes das escolas. Nas sociedades primitivas não existiam educação em formas de escolas nem métodos para educar. O objetivo era ajustar a criança ao seu físico e social, através da aquisição das experiências de gerações. Chefes de família eram os primeiros professores.

Uma das formas de conhecimentos das crianças primitivas era a imitação, pois nos primeiros anos de vida a imitação é inconsciente. Aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais. Nelas as crianças aprendem para a vida e por meio da vida, sem que alguém esteja especialmente destinado para a tarefa de ensinar, dispensando o uso de castigos para trabalhar a adaptação aos usos e valores da comunidade, há, por parte dos adultos, tolerância em relação aos enganos dos alunos e respeito ao ritmo destes. Essa educação primitiva é DIFUSA porque todos participam da educação. Por ele a criança, toma conhecimento dos mitos dos ancestrais; Desenvolve aguda percepção do mundo e aperfeiçoa suas habilidades. É INTEGRAL porque abrange todo o saber da comunidade. E é UNIVERSAL, pois todos têm acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.

Uma das características dos povos primitivos era o ANISMO tipo de crença em que acreditavam aso ver algo ou alguma coisa ou ser diferente. Animista é todo aquele que acredita na vida e na força de todos os elementos da natureza. Todas as coisas estão conscientes e reagem. Os animistas creem nos espíritos das árvores, pedras, sementes, água e nas pessoas. Sabem que as forças energéticas/ espíritos podem originar coisas más, como doenças e morte. Esse período primitivo era caracterizado por indivíduos livres, com direitos iguais e a mínima divisão do trabalho assegurava a não existência da submissão de gênero ou idade. Como não havia desenvolvimento das técnicas de produção e uma grande submissão aos recursos naturais, a produção era apenas para subsistência e não havia a acumulação de bens. O interesse coletivo sempre se impunha sobre os interesses individuais. As crianças, como já foi dito anteriormente, tinham a sua função na comunidade e não lhes era dado nenhum tratamento inferior. Sua educação não estava confiada a ninguém em especial e sim à vigilância difusa do ambiente de maneira insensível e através da espontânea assimilação do meio que as moldava de acordo com os padrões exigidos pelo grupo. Se a criança precisasse aprender a nadar, ela nadava; se quisesse aprender a pescar, ela pescava. Ou seja, o ensino se dava para a vida e através da vida ou pela simples imitação das gerações anteriores.

Essa educação primitiva e todo o modelo social no qual está inserida deixam de existir no momento em que a sociedade começa a ser dividida em classes e quando surge a propriedade privada.

Assim o processo educativo torna-se meio de perpetuar padrões culturais que são âncoras de segurança que o grupo possa dar ao indivíduo. Podemos então concluir que a luta começou lá, nos primitivos, onde havia guerreiros.

1.3- Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com