TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Dos Povos Primitivos

Artigo: A Educação Dos Povos Primitivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  3.702 Visualizações

Página 1 de 3

Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 a partir dos dia 05/10 até o dia 31/10/2014). Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. Boa atividade!

Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos. A Educação dos povos primitivos, embora fosse voltada para as coisas práticas, como era organiza

A educação primitiva tinha como objetivo ajustar a criança ao ambiente físico e social, através da aquisição de experiências dos mais velhos, aos mais novos. Dividia-se em dois tipos de educação prática e a teórica.

A educação prática se constituía no treino para obtenção de alimentos, abrigo e vestuários, era realizada por meio da imitação consciente no qual as crianças na tribo, brincavam com abjetos em miniatura, imitando os adultos.

A educação teórica tinha por objetivo a instrução dos mais jovens nos rituais, nas cerimônias de iniciação e danças de seu povo, ensinando assim a tradição e cultura de sua sociedade.

O que distingue o estágio do homem primitivo/bárbaro do estágio “civilizado” é o surgimento da escrita. Diante dessa afirmativa, como era organizada a educação chinesa, hindu e judaica? Embora haja um distanciamento histórico, há alguma relação com a nossa educação? O que poderíamos extrair de positivo para a educação brasileira? (valor 0,0 a 2,0)

A educação chinesa, foi referência na educação dos povos ocidentais, pela mais longa duração e por dominar a linguagem escrita através de caracteres que expressava o pensamento e também por oferecer as melhores oportunidades de estudo. Sua organização era dupla, composta por um sistema de escolas elementar e um sistema de exames realizados pelo estado, a duração dos estudos era indefinida, só se encerrava com aprovação nos exames governamentais que davam direito às posições oficiais.

A educação Hindu a moral era ensinada por meio de provérbios e de fábulas, alem da leitura e da escrita estudavam aritmética.

Se diferencia da educação chinesa, principalmente pela existência de um sistema de casta, fruto de preconceitos entre aqueles que se denominam arianos, era eivada de graves defeitos, rotina excessiva de dos mestres, cultura exclusiva da memória, negligência na educação das mulheres e das crianças, preconceito extremado contra a educação dos serviços e dos párias, desinteresse pela formação do caráter , preocupação exclusiva pelo cultivo da inteligência. O mestre pertencia a casta dos brâmanes, não recebia remuneração dado o caráter espiritual de sua obra, podia receber presentes de seus alunos. A metodologia do ensino era a oralidade e posterior, estudavam nos livros sagrados.

A educação judaica por sua vez constituía numa grande variação acentuada com base no aspecto moral e religioso, deu muito mais oportunidade para o desenvolvimento da personalidade que qualquer outro povo oriental. Teve como ideal educativo a formação do homem virtuoso, piedoso e capaz de realizar desígnios espirituais conferidos por Deus, a educação familiar se caracterizava pela sua elevação e espiritualidade, os processos pedagógicos mais importantes era o ensino oral na repetição.

Estudando cada educação e seus princípios, nota-se alguma relação com nossa educação atual seja pelos preconceitos ou pela falta de oportunidade, pelo fato de hoje também haver preconceitos e classes sócias muito diferenciadas, não sendo assim uma educação uniformizada onde cada indivíduo tenha direito a uma educação de qualidade e respeito no ambiente escolar, devia-se também tomar como exemplo a cultura judaica que visava preparar o individuo não só para mundo mas também cuidava para que o mesmo tivesse caráter e respeito pelo próximo e pelas coisas de Deus.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »