TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povos indígenas e a condição colonial: Um debate sobre as formas de ação autóctone

Por:   •  11/6/2018  •  Resenha  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Povos indígenas e a condição colonial: um debate sobre as formas de ação autóctone

Docente: Rodrigo Barbosa Ribeiro

Lucca Silva Lima

RA: 113.171 - Vespertino

Texto analisado: FORTES, Meyer; EVANS-PRITCHARD, E.E. Sistemas políticos africanos. In: LlOBERA, José R (1979). Antropología política. Barcelona: Anagrama, pp. 85-105.

O presente texto, tem por objetivo discorrer um pouco sobre a visão posta no capítulo do livro “Antropología Política”, escrito por Edward Evan Evans-Pritchard e que faz parte de um compilado de textos organizado por J. R. Llobera.

Logo no início da publicação, Pritchard revela certa confiança em cima de seus estudos e as conclusões postas no texto. Afirma ter obtido êxito na pesquisa a seguir na leitura do documento. Ele aponta de cara que as sociedades africanas, possuem em sua vastidão territorial grandes variedades de tipos e sistemas políticos; o que nos leva a crer também, que a partir dessa pluralidade, há várias castas administrativas. Contudo, nos estudos da ciências sociais e antropologia, os que trabalham dentro desse âmbito estão geralmente mais interessados num viés mais antropológico que na logística destas sociedades; mas que não quer dizer que “la antropología no esté interesada en asuntos prácticos.[1]”, e vai além: a problemática abordada só fará sentido se os sistemas políticos, aos quais considera principal, sejam compreendidos.

O livro, compõe uma série de ensaios acerca do estudo do tema, e segundo o autor, cada ensaio segue um critério para a diferenciação de um sistema para outro e assim sucessivamente. A impressão que aqui se estabelece, é no diálogo que Pritchard se dispõe a desenvolver: ainda que tais sociedades apresentem semelhanças entre si, não são necessariamente iguais e/ou integram uma mesma categoria. Esses sistemas políticos apresentam diferenças sumariamente importantes entre si; ou seja, ainda que as estruturas apresentem aspectos recorrentes, a questão cultural pode trilhar por outros caminhos dependendo da maneira que se manifesta. Infelizmente, os argumentos digeridos nas ciências tende a minimizar o assunto, levar os “procesos sociales queden despojados de su idioma cultural y reducidos a sus términos funcionales.[2]”. Para tanto, é possível notar que não há descrença no que se diz às verossimilhanças culturais, no entanto a problemática da sociologia consiste em enxergar as conexões dessa natureza e evitar as a confusão dos elementos que a compõe.

Evans-Pritchard, traz a pesquisa ainda para outro campo de estudo que não a ciência política: a filosofia política. Seguindo essa lógica, é notável que surja estudos que discutem as sociedades africanas e mesmo outros assuntos, de maneira distinta à sua. Para o autor, a filosofía política se ocupa fundamentalmente na natureza humana (a buscar aspectos historiográficos, uma natureza que abarca padrões ditos civilizados), ou seja, como deveriam agir os homens, costumes, política e táticas de governo - a instituição. Ainda para o autor, dentro da antropologia há pouco estudo (quase inexistente) no que diz respeito aos sistemas políticos primitivos em comparação às demais instituições.[3] E o erro que continua se prolongando na área científica é de que grande parte dos antropólogos - aqui o autor se coloca - tendem a querer falar uns pelos outros.

Sobre a divisão:

Em sua diligência, Pritchard tende a destacar ainda que os sistemas políticos africanos apresentam em si como característica, uma tipologia de sistemas políticos que se constitui da seguinte maneira: I. Parentesco; II. Linhagem; III. Estado; e que mesmo nessa disposição, não há necessariamente uma hierarquia entre um e outro.

Ao longo do texto, precisamente no tópico IV. “Los dos tipos de sistemas políticos estudiados”, vemos a caracterização das sociedades tratadas pelo autor: ele divide em duas categorias de grupo: <<Grupo A>> e <<Grupo B>>, onde o primeiro constitui sociedades que em tese possuem autoridade centralizada, ou seja, Estado, ao passo que o segundo grupo de sociedades que careceriam de autoridade, sem Estado. O ponto a se desenrolar aqui, seria observar o que Pritchard delimita como sendo “primitivo”, e a impressão que causa a entrar em uma certa generalização dos sistemas políticos e que tensiona a anular a individualidade de cada sociedade. O que se entende aqui por primitivo, numa vertente weberiana do debate, são as sociedades que possuem Estado, que em contraponto nos faz perguntar o porquê de as que não possuem tal instituição não serem também consideradas primitivas. Na noção dos estudos históricos europeus, tais sociedades seriam colocadas em escalas de desenvolvimento, mas dado o momento em que o autor coloca o conceito de primitividade, surge a sensação de que os que não possuem Estado são menos que “sociedade”, grosso modo, como se caracterizaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com