TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presença Espanhola

Projeto de pesquisa: Presença Espanhola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A presença espanhola no Brasil é muito antiga, foi um dos representantes de grande importância para a Historia de São Paulo.

A presença espanhola em terras brasileiras acontece desde o início da colonização do Brasil. Porém só se pode falar de uma efetiva imigração de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX.

Em finais do século XIX, com o desenvolvimento da tecnologia naval, milhares de pessoas saíram da Europa em busca de melhores condições de vida nas Américas.

O Brasil estava atraindo imigrantes, a fim de abraçar as colheitas de café que se expandiam largamente pelo País. A riqueza gerada pelo café acabou por seduzir milhares de espanhóis, que partiram para o Brasil à procura de uma nova vida.

Entre aslevas de imigrantes há aqueles que vieram entre o final do século XIX e 1930, para a lavoura do café, outras ondas se sucederam entre 1950 e 1964, principalmente como mão-de-obraespecializada para a indústria nascente e a siderurgia.

As principais tradições mantidas pelos espanhóis no Brasil foram a culinária e a dança. Um exemplo de um prato espanhol mantido foi a paella, um prato a base de arroz com a paellera ou paella, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate foi adicionado ao prato posteriormente. Outro prato importante é o jamón (presunto cru). Exemplos de dança são o Flamenco e Sevilhanas. A literatura brasileira também foi muito influênciada pela espanhola como se pode perceber em alguns clássicos.

A cultura espanhola está espalhada por todo canto do país, no decorrer do tempo isso vem se tornando maior

Influência da cultura espanhola no Brasil

A influência da cultura espanhola foi e continua sendo de muita importância para o Brasil.Define-se a cultura como um entrelaço de padrões de comportamento, crenças, instituições, manifestações da arte e intelectuais difundidos coletivamente, e característico de uma sociedade. No caso doBrasil, a pluralidade é a característica principal da formação de sua cultura, fortemente marcada por grandes deslocamentos populacionais.

Durante a colonização, o território brasileiro foi cenário de uma mistura entre as culturas dos índios, portugueses e africanos. No entanto, a verdadeira imigração deu-se a partir de 1808, período anteriora proclamação da independência, quando se estabeleceu um constante fluxo de imigrantes para o Brasil, recebendo influências da cultura europeia, árabe e asiática, e indiretamente de países como aFrança, a Inglaterra e os Estados Unidos, compondo assim uma sociedade fortemente miscigenada.

O Brasil é o país da mistura de povos e raças, e sua miscigenação envolve africanos, índios, italianos, alemães e também os espanhóis, e cada colônia que vem para cá acaba incutindo um pouco de sua cultura na sociedade brasileira, até por uma questão de saudosismo e também para mostrar para outros países seus costumes próprios e com a Espanha não poderia ser diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com