TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Guerra Mundial

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

                                                      Primeira Guerra Mundial De (1914 á 1918)

                                                        Corrida Armamentista

Estamos vivendo a segunda revolução industrial .

A industrialização ela serve para o bem , mas também para o mal, um exemplo disso é o armamento.

A indústria estava bombando ela estava construindo, formando muitas armas. Nunca antes o mundo tinha visto tanto armamento poderoso como aqui no século 20.

E  a indústria bélica precisava vender estes armamentos, o armamento serve para  á defesa servia para impor respeito  á um adversário ou seja ela era o principal instrumento de defesa mais usada no século 20.

Lembrando que por traz dessa corrida armamentista por traz de uma nação totalmente armada Bélica existiam também os interesses políticos e econômicos e isso nós podemos perceber claramente aqui na primeira guerra mundial.

Não podemos esquecer as nações protagonistas da primeira  guerra mundial armadas até os dentes e estas armas precisavam ser utilizadas , como para alimentar este nacionalismo os revanchismo e nessa concorrência econômica entre nações industrializadas que se transformou se traduziu em guerra conflito armado.  

Havia uma grande concorrência comercial entre os países europeus , principalmente pela disputa pelos mercados consumidores.

Esta concorrência gerou vários conflitos de interesses entre as nações ao mesmo tempo , os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista , já como uma maneira de se protegerem ou atacar adversários no futuro próximo.Esta corrida bélica gerava um clima de compreensão e medo entre os países , onde um tentava se armar mais do que o outro.

Existia também , entre duas nações poderosas da época uma grande rivalidade, a França havia perdido no final do século XIX a região da Alsócia Lorena para a Alemanha durante a guerra de Franco Prussiana.

O progresso industrial permitiu que se desenvolvessem novas tecnologias de destruição, na primeira guerra mundial, armas inéditas ou pouco utilizadas anteriormente foram empregadas nos campos de batalhas.Também foram utilizadas novas estratégias militares.

Pela primeira vez , aviões foram utilizados como instrumento de guerra em ações de reconhecimento e em combates.

Era um tempo de medo e desespero os soldados para se protegerem do gás asfixiante também conhecido como gás mostarda ,  passaram a usar máscaras nos campos de batalha e nas trincheiras.Ainda assim , muitos morreram asfixiados isso em 1917.

Lança –chamas e metralhadoras foram muito usadas nessa guerra devastadora os tanques se destacavam na artilharia da primeira guerra permitiam aos soldados que os conduziam avançar sobre trincheiras inimigas sem correr o risco de serem atingidos.

Para defender posições territoriais , os exércitos cavavam trincheiras, enormes valetas com quilômetros de extensão protegidas por arame farpado, que impediam o avanço do exercito inimigo. Os soldados passavam meses dentro delas , junto á umidade , á lama e aos ratos.

Num jornal escrito por soldados franceses , em 1916, um deles relatou: Os soldados morrem de lama como morrem de tiros, só que de forma mais horrível.

A mobilização de homens para a guerra levou ao aumento da mão de obra feminina nas fabricas especialmente nas de armamento , no comércio e no setor de serviços calcula-se que somente na Inglaterra as mulheres tenham ocupado 800  mil postos de trabalho, fenômeno que se reproduzia em outros países.

A inserção das mulheres no mercado de trabalho fortaleceu-as para a luta por direitos políticos.Nos anos posteriores á guerra em muitos países europeus, elas conquistaram o direito de voto , também ampliaram a luta por igualdade de salários e liberdade de comportamento .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com