TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira e Segunda Guerra

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  13.664 Palavras (55 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 55

Introdução

A 1° Guerra Mundial ocorreu em 1914 até 1918 e a 2° Guerra Mundial começou em 1939 e terminou em 1945, tendo como os principais países em combate os europeus e os EUA. O continente em que aconteceu a grande maioria e os principais conflitos foi no continente europeu e também foi aquele que recebeu o maior número de mortes entre civis e combatentes.

        Estima-se que o número de mortos na 1° Guerra seja de 10 a 19 milhões e na 2° Guerra em torno de 45 a 70 milhões de óbitos, sendo a grande maioria dos mortos os civis que não tinham nada a ver com o conflito.

        Os principais países que se envolveram nas duas guerras foram Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Rússia (URSS) e os EUA. Já o Império Austro-Húngaro e Bélgica apenas se envolveram diretamente na 1° Guerra e o Japão na 2° Guerra.

        Pela primeira vez na história uma guerra teve proporções em todos os continentes diretamente ou indiretamente como ocorreu nas mesmas, sendo as também as duas juntas às guerras que mais causaram mortes em menos tempo (como as duas levaram quatro anos cada, ou seja, em oito anos foram mortos aproximadamente 80 milhões de pessoas)

        Os motivos da 1° Guerra Mundial foram os revanchismos, influências regionais ou interesses políticos, econômicos ou territoriais, tendo a formação de duas alianças a Tríplice Entente que era os EUA, Inglaterra, França e Rússia e a Tríplice Aliança formada pela Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.

        Em 1870 a Itália se unificava parcialmente e a Alemanha em 1871 se unificou completamente e assim coma formação de dois novos países os mesmo procuravam se desenvolver e com isso procuravam terras na África e Ásia, mas a Inglaterra e a França praticamente dominavam essas terras e não queriam dividir para não ter ‘‘concorrentes’’ na parte econômica.

        Mas como a Alemanha ganhou o território da Alsacia-Lorena da França, na Guerra Franco-Prussiana, que era rico em matérias primas, começou a desenvolver-se rapidamente e com isso em pouco tempo já se tornou concorrente direto da Inglaterra e com isso gerou conflitos políticos.

        O revanchismo também estava presente, pois além de perder um território rico em matéria prima a França que ajudava os austríacos a manter o seu controle sobre a Prússia foi derrotada na Guerra Franco-Prussiana e com isso foi humilhada pois viu o rei Guilherme I ser coroado no Palácio de Versalhes símbolo da França e com isso ocorreu o revanchismo Frances contra a Alemanha.

         O estopim para o começo da guerra foi a Crise de 1914 no qual o arquiduque Francisco Ferdinando foi morto enquanto visitava a Sérvia. Com isso houve a declaração de guerra do Império Austro-Húngaro contra a Sérvia e como os países já tinham suas alianças formadas, começaram o conflito.  A Alemanha coloca em prática o Plano Schlieffen, no qual consistia invadir a Bélgica e atacar e dominar a França em duas semanas.

        Em um ano de guerra já matou mais que a Guerra dos Cem Anos e com isso a guerra virou a Guerra de Trincheiras no qual era necessário meses para andar metros e sem falar das condições precárias.

        A Itália que estava neutra desde então se aliou em 1915 a Entente que havia prometido terras ao fim da guerra, mas a Itália já havia deixado os alemães transitarem livremente pelo seu território, ou seja, foi uma ‘‘vira casaca’’.  

        Em 1917 a Rússia saiu da guerra, pois estava acontecendo a Revolução Russa e em 1918 a guerra terminou com vitoria da Entente, mas com uma grande ajuda dos EUA que seriam prejudicados economicamente, pois emprestaram dinheiro para Inglaterra e França.

        Em 1919 ocorreu o Tratado de Versalhes no qual promoviam a perda de territórios, desarmamentos e colônias dos países perdedores e ainda os derrotados tiveram que arcar com todos os custos da guerra.

        A Alemanha foi humilhada e com isso houve o revanchismo alemão que culminará na 2° Guerra e, além disso, houve mudanças drásticas no cenário geográfico e político da Europa.

        Já os motivos que antecederam a 2° Guerra foram praticamente a humilhação sofrida pela Alemanha e Itália e aparição de governos ultradireitas que assumiram os dois países e a criação de duas ideologias o nazismo e o fascismo e com o imperialismo japonês se formou o eixo que era Alemanha, Itália e Japão e os aliados eram os EUA, França, Inglaterra e URSS e a 2° Guerra foi o conflito que mais matou em toda a história.

        Em 1922 Benito Mussolini assumiu o poder na Itália contra o avanço comunista e Hitler foi preso em 1923 por tentar derrubar o governo, o mesmo escreveu o Mein Kampf enquanto estava preso e suas ideias falavam em reerguer o país e criar os espaço vital e a raça ariana (raça superior).

        Quando Hitler assume o poder em 1933 promove mudanças drásticas no mundo e com o mundo em crise após a Crise de 29 os países estavam voltados para sua economia apenas e ‘‘deixaram’’ a Alemanha de lado no qual a mesma começou a aumentar seu exercito, sua produção bélica, ou seja, ela já começou a se preparar para a guerra.

        Em primeiro de setembro de 1939 a Alemanha invade a Polônia e com isso começa a 2° Guerra mundial, houve diversos confrontos, mas até 1942 as principais vitórias foram do eixo, mas quando Hitler atacou a URSS, no qual os mesmos possuíam acordos de não agressão, a URSS entrou na guerra e foi ela que praticamente mudou o rumo da guerra, pois em 1942 Hitler sofreu sua pior derrotada a Batalha de Stalingrado no qual morreram milhares de alemães e a França que já estava toda dominada com a chegada dos Americanos começou a recuperar seu território em 1945 o Lado oriental havia sido todo dominado pela URSS que chegou em Berlim primeiro que Inglaterra, França e EUA e com isso Hitler se suicida e Mussolini é preso e fuzilado, só restava o Japão a se render o que não ocorria após o ataque a Peal Harbor foi lançado pela primeira vez as bombas nucleares dizimando as cidades de Nagasaki e Hiroshima.

        Com a conferência de Potsdam a Alemanha foi divida em 4 partes com influencias britânicas, francesa, americana e soviética ou seja a Alemanha ficou dividida em duas a parte capitalista e a parte socialista, a criação da ONU e do estado de Israel também foram conseqüências, após isso o mundo viu a bipolarização e o começo da Guerra Fria.

Antecedentes da 1° Guerra Mundial

        O capitalismo concorrencial do século XIX motivou o conflito entre diversas potências européias. O interesse em ampliar mercados e o domínio sobre regiões de interesse imperialista fez com que a Europa se transformasse em um verdadeiro barril de pólvora. A França desejava reconquistar a região da Alsácia-Lorena perdida para a Alemanha. Os grupos nacionalistas balcânicos indispunham-se com a dominação exercida pela Áustria e a Rússia. Ao mesmo tempo, as tensões diplomáticas entre Alemanha e Inglaterra pelo domínio de regiões afro-asiáticas pioravam essa situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (82.6 Kb)   pdf (297.1 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com