TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Características Da República Velha E Da Era Vargas.

Artigos Científicos: Principais Características Da República Velha E Da Era Vargas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.464 Visualizações

Página 1 de 3

A República período que dura de 1889 a 1930, a mornaquia é derrubada com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889. O primeiro presidente republicano foi Marechal Deodoro da Fonseca. As oligarquias paulista e mineira detinha o poder político e econômico do País.

Deodoro renúncia e assume o poder outro militar Floriano Peixoto, Segundo a primeira constituição republicana brasileira de 1891, o voto era aberto e atendia os interesses das elites agrárias, pois, excluíam mulheres e analfabetos.

Havia a alternância de presidentes mineiros e paulista na famosa política café com leite. Os setores agrícolas e pecuários da região sudeste eram privilegiados nos investimentos federais.

A economia destinada à exportação tinha o café como principal produto, a necessidade de mão-de-obra aumentou a imigração de italianos, espanhóis e alemães para trabalharem em lavouras do interior paulista. A garantia da governabilidade e poder eram mantidos pelas trocas de favores entre o presidente da república e os governadores. Com coronelismo o poder político e econômico concentrado nas mãos dos coronéis (grandes latifundiários), que usavam o voto de cabresto, violência e fraudes para obter vantagens eleitorais apoiou para si e seus candidatos, porém, Júlio Prestes, teve o mandato cassado, já que a Aliança Liberal afirmava que tudo era uma fraude eleitoral originou a revolta armada de 1930, Getúlio Vargas toma o poder aplicam um golpe e acabam com a república velha iniciando assim a Era Vargas que governou o Brasil durante 15 anos no período (1930-1945).

Governo marcado por muitos conflitos internos e externos pode destacar três fases o período do Governo Provisório (1930-1934), quando Vargas governou por decreto como Chefe do Governo Provisório, cargo instituído pela Revolução, enquanto se aguarda a adoção de uma nova constituição para o país, Ele criou novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde -, e nomeou interventores federais. Na prática, os estados perdiam grande parte da sua autonomia política para o presidente. Continuou com a Política de Valorização do Café (PVC) e criou o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau atendendo assim a algumas das reivindicações das oligarquias cafeeiras.

O período da constituição de 1934 quando, na seqüência da aprovação da nova constituição pela Assembléia Constituinte de (1933-1934), Vargas foi eleito pela assembléia ao abrigo das disposições transitórias da constituição como presidente, ao lado de um poder legislativo democraticamente eleito) e o período do Estado Novo (1937-1945), que começa quando Vargas impõe uma nova constituição, em um golpe de Estado autoritário, e dilui o congresso, assumindo poderes ditatoriais com o objetivo de perpetuar seu governo, formulada a nova Constituição, trazendo novidades como o voto secreto, o ensino primário obrigatório, o voto feminino e diversas leis trabalhistas. Em 1950 é eleito presidente da República caracterizando o segundo período de Vargas que dura até 1954. Sendo outras marcas da era Vargas:

• Implantação da jornada de trabalho de 8 horas;

• Criação de férias remuneradas;

• Construção dos Institutos de Aposentadorias e Pensões;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com