TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais características e transformações em torno da construção da História da Educação no Brasil

Por:   •  7/8/2017  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Principais características e transformações em torno da construção da História da Educação no Brasil

De acordo com NEVES (2009), a História da Educação no Brasil vem se construindo com base no discurso historiográfico do campo, e não como uma temática específica da disciplina. Embora a História da Educação ter sido criada como especialização da História, desenvolveu-se mais próxima da Educação, da Pedagogia e da Filosofia, principalmente com a criação do Curso de Pedagogia em 1939, no Brasil, na Faculdade Nacional de Filosofia. Em 1961, com a LDB 5692/61 e com o parecer 251/62, a disciplina História da Educação tornou-se currículo mínimo dos Cursos de Pedagogia até a atualidade. Entretanto, os limites entre a disciplina de História da Educação e a disciplina de Filosofia da Educação não ficaram bem estabelecidos, observando uma fusão entre as duas disciplinas, onde criou-se uma imagem de que a História da Educação é uma disciplina menor, por ter sido construída por educadores e pedagogos, ao invés de historiadores.

A desconstrução desse modelo tradicional teve início em 1950, quando um grupo de intelectuais formaram na USP um núcleo de pesquisas que se ampliou e contribuiu para que a História da Educação brasileira começasse a retornar ao seu status de autonomia disciplinar. Outro fator relevante foi o surgimento dos programas de pós-graduação no Brasil na PUC - RIO(1965) e na PUC- SP(1969), os quais contribuíram para a ampliação de mais programas de pós-graduação em História da Educação, a partir de 1970. Em 1980, ocorreu outro marco importante, através de um movimento de aproximação dos educadores com a História. Surgiu a ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação onde, em 1984, criou-se o GT de História da Educação, reforçando o movimento de consolidação como disciplina. Em 1986, estruturou-se um Grupo de Estudos na Unicamp, coordenado por Dermeval Saviani, o HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil, visando investigar a História da Educação Brasileira a partir do pressuposto do materialismo histórico.

Desde 2000 até os dias de hoje, vem acontecendo o Congresso Brasileiro de História da Educação, com periodicidade bienal, que marca a criação, em 1999, da Sociedade Brasileira da História da Educação. Dessa forma, notam-se as principais características e transformações em torno da construção da História da Educação no Brasil, se consolidando como uma disciplina importante na pesquisa científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com