TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Do Inicio Da Gestão Financeira

Trabalho Escolar: Processo Do Inicio Da Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

O material falado nessa apresentação tem como base inúmeras pesquisas e leituras na internet, em diferentes artigos, trabalhos de conclusão de curso e algumas citações de livros, mas a leitura e interpretação de texto foram individuais.

A gestão financeira juntamente com a administração financeira é a área funcional encontrada em qualquer empresa que busca através da utilização de recursos financeiros a eficiência; onde o principal objetivo e analisar todas as receitas e despesas de uma empresa, inclusive prevendo projetos de riscos. Ela esta integrada a todas as áreas organizacionais.

Ela é diretamente ligada a contabilidade onde se obtém bases confiáveis.

Conseguir equilibrar o setor financeiro mediante a tantos contratempos e influencias externa não é um grande desafio, mediante a um cenário econômico completamente instável.

Se pudermos analisar a estrutura financeira desde o inicio, conseguiremos enxergar o quanto novas praticas de controles financeiros se modificou com o passar dos anos.

Diante da analise pelas “Ondas da Transformação” (Toffler 1980 p 24) temos bem claro o desenvolvimento dessa área.

Na “Era Agrícola”, tendo como base da economia os meios naturais, as transações e controles comerciais e financeiros eram feitos através de pagamentos por mercadorias (Escambos, peles de animais, fumos, óleo de oliva, grãos, peixes, gados etc.). Ficou assim durante muito tempo ate a descoberta do ouro e da prata, onde aos pouco foi substituindo pela sua durabilidade e beleza das peças.

Com os estágios da evolução, mediante ainda a analise pelas ondas de Toffler, passamos a “Era das Indústrias/Empresas”, Quando se começou a ouvir falar em expansões empresariais e fusões de diversas empresas, por volta da década de 1920, o setor financeiro começou a vivenciar seus períodos de alta e baixa. Naquela época onde o forte eram as produções em massa das grandes indústrias, as crises financeiras e a 2 guerra mundial levou a grandes falências e inúmeras demissões.

Estima-se que na no ano de 1929, havia cerca de 10 milhões de desempregados no mundo e nos anos de 1932 chegou se a 40 milhões, resultando a quebra de muitos bancos e milhares de indústrias paralisaram suas atividades.

Logo depois da Crise de 1930 ainda tivemos o impacto da Segunda Guerra Mundial, onde as empresas passam a ter dificuldades de buscar recursos materiais para tentativa se manterem ativas na medida do possivel.

No Brasil o impacto foi na area da exportação. Como o principal produto que movimentava a economia era o café, nosso presidente na epoca Getulio Vargas, comprou parte da produção de café dos cafeicultores e a solução encontrada por ele na epoca foi queimar todo que ele havia comprado.

A frequencia e a intensidade com que ocorreram as crises levou a despertar no ramo empresarial a importancia de uma boa gestão administrativa e a prevensão de um controle gestacional, dando inicio aos aperfeiçoamentos gerenciais buscando atraves de estudos e analises para a superação e a estabilidade financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com