TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

A escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP.

Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo, político porque a escola considera como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individualmente e coletivamente na sociedade, pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

O PPP serve como um guia, aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, e sim para todos os funcionários, alunos e familiares. Precisa estar completo para não deixar dúvidas sobre essa rota e ser flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

E o projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

O projeto busca uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos dos professores, alunos, direção , funcionários e pais de alunos.

A elaboração do PPP dever estar presentes direção, gestores, funcionários, professores, isso pode ser feito durante as reuniões pedagógicas e institucionais, nos encontros do Conselho Escolar e na semana de planejamento.

A linguagem usada deve ser simples. O ideal é que o PPP seja montado em um arquivo eletrônico, no computador, depois de impresso, colocado em uma pasta arquivo para facilitar o acesso e as alterações durante o ano.

O papel do professor deve ser pensado como elemento fundamental para o PPP, porque ele fará a interação com o aluno no processo ensino aprendizagem. É o professor quem vai estar no dia a dia com os alunos, vivenciando aquele ano letivo com os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com