TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Casos: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE PEDAGOGIA

VI SEMININÁRIO INTEGRADO DE LICENCIATURA

Titulo: CONHECENDO AS CORES EM LIBRAS

INTRODUÇAO

As cores sempre estiveram presentes desde o começo da história do homem. Elas faziam parte mais das necessidades psicológicas do que das estéticas, como por exemplo, na história dos egípcios que sentiam na cor um profundo sentido psicológico, tendo cada cor como um símbolo.

O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, audição, entre outras funções.

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar às crianças o contato com as cores primárias e secundárias em Libras, trabalhando também a percepção visual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar as cores, escritas por datilologia;

Conhecer as cores primaria e secundaria;

Conhecer os sinais das cores;

Descobrir as cores escritas por meio da Datilologia;

JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.

Obs. Formatar o trabalho e verificar o nome da professora Marlene com destaque

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Conforme Farina (2006), as cores influenciam a vida das pessoas tanto no caráter fisiológico quanto psicológico. Proporcionam alegria, tristeza, exaltação ou depressão, calor-frio, equilíbrio¬-desequilíbrio, ordem-desordem. Se as cores são “positivas” e combinadas, a reação também será positiva.

O uso especialmente do brinquedo colorido, dentro de um equilí¬brio exato, cuja manipulação irá influir, beneficamente, no sistema nervoso da criança, pro¬porcionando-lhe uma liberdade interior que, mais tarde, no decorrer da vida, vai capacitá-la em suas próprias escolhas e opções (FARINA, 2006, p. 93).

No entanto, reconhece-se por meio das pesquisas, que as cores são de suma relevância para o ser humano adulto e infantil – visto que, contribuem em diversos fatores, agindo positivamente, quando combinadas harmonicamente no desenvolvimento infantil.

METODOLOGIA

Para desenvolver este projeto foi utilizada, pesquisa bibliográfica. Segundo Lakatos, na obra (fundamentos de metodologia científica), diz que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com