TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-História

Exames: Pré-História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

IV Feira de Ciências do IFPB

“Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social"

I. Conceito de pré história

II. Sítios arqueológicos,

III. Degradação dos sítios arqueológicos

IV. Importância das inscrições rupestres.

Pesquise, baixe o material, leia e escreva.

Considera-se a Pré-história como o período que compreende a atividade humana desde suas origens até o surgimento da escrita. Emprega-se essa denominação desde o século 19, pois, naquela época, acreditava-se que a história de qualquer sociedade só poderia ser documentada através da escrita. Os historiadores que criaram esta divisão davam grande importância aos documentos escritos. Mas como se sabe, as fontes não-escritas (pinturas,restos materiais, ossos, etc) são tão importantes quanto as escritas. (livros, jornais, revistas) para o estudo das sociedades humanas. Além disso, antes da escrita o homem conseguiu dominar o fogo,desenvolver agricultura, criação de animais. Tais conquistas foram tão importantes quanto todas as outras realizações do homem após a invenção da escrita.

Explique o surgimento do homem neste período e como sobrevivia relacionando às atividade de caça, pesca e coleta e ao abrigo nas cavernas, destacando assim sua importância para o estudo da humanidade.

Defina Arqueológia, sua função e importância relacionando-a aos estudos dos sítios arqueológicos

A importância da arqueologia é imensa nos estudos dos que pesquisam os vestígios das antigas sociedades, por meio de escavações, técnicas, métodos, etc. “É o conjunto de dados que se somam".

O estudo do comportamento humano é de fundamental importância para compreendermos aspectos da organização espacial. Através da Arqueologia, ciência responsável pelo estudo do passado por meio de vestígios materiais, é possível identificar e analisar objetos de civilizações da antiguidade, proporcionando informações sobre sua cultura e o seu modo de vida.

--

Um sítio arqueológico é um local no qual os homens que viveram antes do início de nossa civilização deixaram algum vestígio de suas atividades: uma ferramenta de pedra lascada, uma fogueira na qual assaram sua comida, uma pintura, uma sepultura, a simples marca de seus passos.

• Os sítios arqueológicos, como o nome já indica, estão cheios de registros (fósseis ou desenhos rupestres ou objetos) de povos ou animais que viveram em um passado distante.

• Sua preservação, portanto, é crucial para que possamos entender como viviam estes povos ou criaturas e assim, através desse conhecimento, podemos entender melhor como vivemos hoje, trata-se de preservar um passado congelado no tempo.

• Não apenas a preservação de um sítio como um todo é importante, mas também a correta manipulação desse sítio deve ser feita.

--

Sítios arqueologicos na Paraíba/Picuí/Brasil

Itacoatiara é um vocábulo indígena que significa pedra pintada, pedra escrita.

O mais relevante do Brasil:

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA (PI): Há mais de 900 sítios arqueológicos no parque, sendo que a maior parte é formada por pinturas rupestres, que datam de até 100 mil anos atrás. Há também outros sítios, como acampamentos de caçadores-coletores, aldeias de ceramistas-agricultores e sítios funerários, de onde já foram coletados machadinhas, pedaços de cerâmica e restos mortais. É possível visitar aqueles que ficam abertos ao público, como a Toca do Boqueirão do Sítio da Pedra Furada, a Toca do Sítio do Meio e a Toca do Caldeirão do Rodrigues.

Pedra do Ingá: A Pedra do Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha, localizado no município brasileiro de Ingá no estado da Paraíba.

Cachoeira do Pedro: Cachoeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com