TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Punt a Ficção Egipcia

Por:   •  3/4/2019  •  Monografia  •  8.928 Palavras (36 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 36


O Mito Puntita na história do antigo Egito

Egiptologia ficou muito tempo intrigado sobre a localização exata da Terra de Punt. Alguns pesquisadores ligaram Punt a Ophir , uma terra cujo o relato bíblico detalha lendária terra de ouro. Numa descrição do  papiro demótico " O Retorno da Deusa " é menciona  que um passeio a Punt durava 120 dias e a deusa Tefnut percorria esta distância  em três dias, estas descrições de  fabulas, compõem as informações da Egiptologia , sobre Punt .

"O retorno da deusa " (também "mito do olho do sol" ou "mito do olho do  sol entediado na distância" ) é o nome de uma obra religiosa, que em vários quadros do modelo  demótico  desde o segundo século aC . Foi escrito no terceiro século dC, foi feita uma tradução para a língua grega . 

Algumas formas mais antigas da linguagem, que deve explicar ao leitor por causa da incompreensibilidade do escritor original do texto hieróglifo, referem-se a documentos, alguns dos quais são baseados em textos originais, que até o momento do Novo Reino cobre o período de 1550 a 1070 aC no antigo Egito . (18 a 20 dinastias) e é provavelmente a época mais conhecida do período faraônico , termo usado a partir do reinado de   Tutmósis III., além do Reino Antigo,  associa-se o termo faraó para os estudiosos bíblicos a época de seu reinado, para a datação do Êxodo, porem novas evidencias sugerem que o governo conjunto de Tutmósis  III e Hatshepsut ocorrem depois da Saída dos Hebreus do Egito .

"O Retorno da Deusa" foi considerada uma obra importante da literatura egípcia antiga ., um costume originário do Oriente  (2) e depois introduzido a cultura egípcia . Os textos às vezes são difíceis de apreender, e é por isso que na egiptologia várias conclusões e conexões foram feitas em relação à antiga mitologia egípcia. Papiros recentemente encontrados foram capazes de descobrir melhor o contexto temático nesse meio tempo e, assim, refutar algumas das equações errôneas de interpretações anteriores.

Na narrativa principal, as fábulas de animais são incorporadas com o propósito de esclarecimento. A construção e composição dessas histórias de animais exigiu amplo conhecimento da história cultural egípcia antiga, que somente a elite do sacerdócio possuíam tais conhecimentos. Os escritos utilizados estavam parcialmente relacionados com as representações nos templos ptolomaicos . . Esse recurso é excepcional para a literatura demótica e enfatiza a religiosidade exclusiva.

É argumentado que Punt deve estar localizado a nordeste do sudeste do Egito.  Mesmo com a descoberta do Templo de Hatshepsut em Deir el-Bahari, acreditava-se amplamente que Punt estava na Ásia, principalmente em algum lugar da Arábia, com o achado arqueológico , motivou a localização como a Somália para a Terra de Punt  .

O Templo Mortuário de Hatshepsut , também conhecido como o Djeser-Djeseru ( Antigo Egípcio : ḏsr ḏsrw "Santo dos Santos"), é um templo mortuário do Antigo Egito localizado no Alto Egito . Construído pela rainha da Décima Oitava Dinastia,   Hatshepsut , está localizado sob as falésias de Deir el-Bahari, na margem oeste do Nilo, perto do Vale dos Reis .

Este templo mortuário é dedicado a Amun e a Hatshepsut e está situado junto ao templo mortuário de Mentuhotep II , que serviu de inspiração e, mais tarde, de uma pedreira . É considerado um dos "monumentos incomparáveis ​​do antigo Egito".

Reconstruído pela Academia Polonesa de Ciências de Varsóvia é responsável pelo estudo e restauração dos três níveis do templo. No início de 1995, os dois primeiros níveis estavam quase completos e o nível superior ainda estava em reconstrução.

 Depois que o templo foi descoberto, uma inscrição foi encontrada afirmando que os deuses haviam "estabelecido as fronteiras do sul (do Egito) até Punt".

 Isso foi visto como uma forte indicação de uma situação na África, apoiada pela representação de vários animais comumente associados à África. 

Além disso, em um hino do período do Novo Império , Min relata seu retorno de Punt, de onde ele cheira incenso aromático.traga, desça sobre as montanhas de Medja , vindo do sul ao longo do Nilo.

Medja (também Matoi, Madoi, Madai ) é um antigo nome egípcio de uma região entre a terceira e a quarta catarata do Nilo . O nome Medja é derivado da nomeação dos habitantes como caçadores .

A antiga área tribal incluía os lugares Kawa , Kerma , Tabo , Barkal e Nuri . Na mitologia egípcia , a terra Medja era considerada um país de trânsito da antiga divindade egípcia Min of Koptos .

Em um hino da época do Novo Reino é relatado como Min desce em seu caminho de volta de Punt sobre as montanhas de Medja para trazer incenso perfumado .

Sob Thutmosis I , o exército egípcio moveu-se em várias campanhas para o sul, o que levou a uma incorporação de Medja. O nome tribal Medja desenvolveu-se no curso posterior do sinônimo para o antigo soldado egípcio ou para a titulação das unidades de Medjau (Medjai).

Posteriormente que David Lorton e John J. Bimson desenvolveram uma análise que indicava uma localização a sudeste da Núbia , essa visão prevaleceu em grande parte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.8 Kb)   pdf (590.2 Kb)   docx (658 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com