TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA?

Tese: QUAL É A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Tese  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

CAPÍTULO 1:

O QUE É EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA?

O social, como o próprio homem, tem dois pólos ou duas faces: é significante, pode-se compreendê-lo de dentro, e, ao mesmo tempo, a intenção pessoal encontra-se nele generalizada, amortecida, tende para o processo (...) a regulação que circunscreve o indivíduo não o suprime. Não há mais que escolher entre o individual e o coletivo. (...) Concebendo o social como simbolismo, conseguimos encontrar o meio para respeitar a realidade do indivíduo, a do social e a variedade das culturas sem torná-las impermeáveis umas às outras. O maior interesse desta nova investigação consiste em substituir as antinomias por relações de complementaridade.

Maurice Merleau-Ponty

A complexa relação entre teoria e prática .

É altamente desejável que a prática, tanto seu no sentido mais instrumental e imediato como no sentido de práticas sociais, passe a merecer uma maior atenção em nossos currículos de licenciaturas, na perspectiva da sua articulação com as teorias desenvolvidas. Esta é hoje uma tendência forte no Brasil, perceptível nas recomendações legais, como a nova LDB (lei 9394/96), que em seu artigo 65, estabelece 300 horas de prática de ensino nas licenciaturas. Ela também se faz presente nas reformas curriculares promovidas na Europa Ocidental nos anos noventa. Algumas destas experiências propõem que a prática deve ser entendida como o eixo central do currículo de formação de professores.

Contudo, tenho a preocupação de que, no Brasil, esta tendência poderá levar não à referida articulação, mas ao entendimento segundo o qual promover o contato dos alunos das licenciaturas com as práticas que ocorrem nas instituições educativas seja o suficiente para dar o caráter mais "prático" à formação. Assim, o aumento de "horas práticas", entendido e realizado desta maneira, poderá conduzir ao praticismo e ao empobrecimento teórico da formação. Isto pode ocorrer porque as práticas pedagógicas não são suficientemente refletidas e teorizadas.

Um dos elementos necessários, embora não suficiente, para se superar este entendimento na formação de professores, seria retomar o conceito de prática e de sua articulação com a teoria. Para isto, torna-se necessário problematizar o conceito segundo o qual a prática seria o fundamento, critério de verdade e finalidade da teoria, tão forte ainda na pedagogia política em nosso país. Tal conceito tem levado, possivelmente por uma leitura pouco relativizada de Marx, à subordinação da teoria e da reflexão à prática, o que dificulta a possibilidade desta prática converter-se em práxis. De certa forma, este conceito "aprisiona" a teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com