TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES NABUCO

Por:   •  27/6/2017  •  Ensaio  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

Nome dos integrantes:

Danielle Yamaguti (21080813)

Erika Watanabe (21070913)

Luana Alice Forlini (21046313)

ESTUDO DIRIGIDO

RAFAEL BRITO DIAS - CAPÍTULO 2

1. Discutir as conexões entre o  Modelo linear ofertista, decorrente da concepção do Relatorio Vannevar Bush (conferir  Science: the Endless Frontier : pp. 41-43)  e a política do nacional desenvolvimentismo, conforme problematizado por Rafael Dias.

        O relatório Vannevar Bush buscou analisar e codificar as ações de apoio governamental às atividades de P&D no período pós-2ª Guerra Mundial, explicando o valor da ciência e da tecnologia na sociedade. Desse modo, questões referentes a estes passaram a ter a mesma relevância, em tempos de paz, que tiveram em época de guerra.

Isso gerou uma concepção de que quanto mais avanços científicos, mais bem-estar social e mais desenvolvimento. Muitos países aumentaram seus gastos em P&D, entre eles o Brasil.  Assim, as ditaduras militares e seu projeto nacional desenvolvimentista estiveram conectadas ao modelo linear ofertista observado no relatório já que, para lograr o primeiro, acreditava-se nas premissas do segundo. Ou seja, a autonomia tecnológica e os avanços industrias que seriam consequência desta iriam desenvolver o país e criar maior bem-estar neste.

2. De que modo as correlações entre o processo de industrialização, a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico são apresentadas no texto do autor?

        Um dos objetivos do projeto militar seria a autonomia tecnológica do Brasil, ou seja, seu desenvolvimento tecnológico para o desenvolvimento nacional. Para tanto, seria necessário conjuntos de ações que abarcariam a proteção da indústria em determinados setores, a criação de institutos científicos e a reforma da educação superior afim de criar o incentivo para a pesquisa voltada ao desenvolvimento de tecnologia.

Para Oszlak (1997) citado pelo autor Rafael Brito, a relação do Estado-sociedade seria concretizada pelo funcional, material e dominação. Este ultimo termo é referente a correlação de poder vigente naquela sociedade, em que uma particular intensão conformariam as características centrais do Estado. Desta forma, faz-se uma reflexão sobre o papel do Estado sobre os problemas de reprodução das forças produtivas (essas forças produtivas iriam prosperar a atividade econômica e geraria progresso). Percebemos, então, que o desenvolvimento científico seria influenciado pela pesquisa científica em instituições específicas para tal e, também, pelo processo de industrialização. Assim, o Estado afim de alcançar seus objetivos, movimenta órgãos e instituições governamentais para  compor uma política de modernização e transformação cultural e científica, criando laboratórios e desenvolvimento de pesquisa.

3. Por que, na análise proposta, a comunidade científica assume grande protagonismo na formulação da Política Científica Brasileira?

A política científica e tecnológica brasileira do período fez com que a comunidade de pesquisa tenha conseguido manter o controle sobre a agenda da PCT sob um contexto autoritário. Isso ocorreu devido a convergência entre a racionalidade da comunidade de pesquisa (sobre o mito do avanço do conhecimento científico e tecnológico como pilar de desenvolvimento nacional e também pelo mito de ciência neutra) e o projeto nacional desenvolvimentista dos Governos Militares, permitindo que a comunidade acadêmica seguisse desempenhando as pesquisas com muito recurso de autonomia, como também êxito do Brasil no campo científico tecnológico, que serviu como propaganda do regime militar.

Também é necessário destacar que houveram alguns conflitos entre as comunidades de pesquisa e os militares, dentre eles o "entreguismo" - favorecer o capital internacional é problemático ou não? A comunidade científica se dividia sobre esse aspecto.

4. Qual o papel do ensino superior na constituição de um sistema de ciência e tecnologia?

O avanço das forças produtivas fazia aumentar a demanda na formação de profissionais que são capazes de solucionar problemas técnicos trazidos pela indústria. No início do século XIX cria-se os cursos, que foram embriões para o ensino superior no Brasil. Na primeira metade do século XX, houve o surgimento de diversas instituições para compor uma política científica e tecnológica do país. Era, na década de 1930, que o Brasil viveu um processo de modernização. Na esteira da modernidade deveriam vir transformações culturais, científicas e tecnológicas. Criou-se a USP e Universidade do Distrito Federal no Rio, sendo transformados em laboratórios e institutos de pesquisa. O processo de industrialização teve pouco impacto no país, pois ele ainda permanecia como periférica no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com