TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Parque Nabuco

Monografias: Gestão Do Parque Nabuco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 11

II. Caracterização e Inserção do Parque

i. Histórico do Parque e da Região

Com uma área total de 31.300m², o Parque Nabuco, localizado a cerca de 16km do Marco Zero na Praça da Sé, na zona sul de São Paulo, constitui-se em mais uma unidade de preservação da cidade, ligado à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura do município. Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1980, e recebeu seu nome em homenagem ao antigo proprietário da área, Fernando Nabuco de Abreu.

A criação do parque também teve bastante importância no âmbito social, pois proporcionou uma opção de lazer numa região carente de áreas públicas de recreação. Hoje o parque apresenta, além das áreas verdes, quatro churrasqueiras e mesas numa área de 250m², playgrounds com diversos brinquedos como balanços, escadas verticais e horizontais, balanços para crianças pequenas, gangorras e escorregas, pista de Cooper de 500 metros, quadra poliesportiva de 570m², uma quadra de areia e área de ginástica com aparelhos para abdominal, flexão e alongamento. Em frente à administração do parque há também um espelho d´água com 92m³ e setenta e cinco peixes entre Carpas e Kinguios.

A média estimada de público durante os dias da semana é de cerca de quatrocentos freqüentadores por dia e aos fins de semana esse número chega a quintuplicar dependendo das condições climáticas. A faixa etária dos freqüentadores de dia de semana varia conforme o horário, como também ocorre aos finais de semana: pelas manhãs predominam freqüentadores com mais idade, aparentemente aposentados e pessoas que vêm ao parque antes de sua atividade rotineira diária. No período da tarde a predominância é de jovens.

O uso do parque, no entanto, é bastante diferente entre os freqüentadores de dias de semana e os de fins de semana. Os primeiros procuram em sua maioria o parque para realizarem exercícios físicos como caminhada, corrida, alongamentos etc.. Há também a presença de muitos jovens no período da tarde que vêm ao parque para dançarem, namorarem e jogar bola nas duas quadras disponíveis. Aos finais de semana predominam as famílias que vêm ao parque para uso contemplativo e de lazer, utilizando os play grounds de maneira ininterrupta.

ii. Região de Inserção

O parque localiza-se em área da antiga várzea do Córrego do Cordeiro (ou Cupecê), que atualmente encontra-se canalizado em galeria subterrânea. Tal galeria atravessa parte da parte baixa do parque adentrando entre os portões dois e três, localizados à Rua Frederico Albuquerque e saindo sob os portões quatro e cinco no gradil da Rua Juan de La Cruz (continuação da Av. Cupecê). No período de chuvas, quando ocorre grande precipitação, a área da antiga várzea inunda. Como localiza-se em fundo de vale essa área recebe não somente as águas de toda a micro bacia hidrográfica, mas também o lixo despejado com frequencia de maneira irregular pelas ruas dos bairros carentes da região. Por conta disso antes de a grande massa d´água chegar aos portões dois e três do parque é necessário que os mesmos sejam abertos e da mesma forma os portões quatro, cinco e seis, para que a água escoe. Não são raros problemas com os moradores da Rua Frederico Albuquerque que acusam o parque, como braço da prefeitura pelos transtornos e prejuízos causados pelas águas.

A área no entorno do parque apresenta-se principalmente residencial, de médio padrão, seguido por residências de baixo padrão e favelas. Áreas de comércio e serviços ocorrem na principal via de circulação próxima ao parque, a Avenida Cupecê.

Por estar localizado em um dos extremos da área do Subdistrito do Jabaquara grande parte dos freqüentadores provém do Subdistrito de Cidade Ademar.

Figura 1 – Região de entorno do Parque Nabuco

Figura 2 – Macro-região do Parque Nabuco

Dados estatísticos e informativos em formato de tabelas a respeito dos dois subdistritos, Cidade Ademar e Jabaquara, onde o Parque Nabuco insere-se, encontram-se nos anexos de I á IX deste Plano.

a. O Bairro de Cidade Ademar

Cidade Ademar é um distrito localizado na zona sul do município de São Paulo. Tem este nome devido a Adhemar de Barros (cujo genro era proprietário de terras na região), que a nomeou distrito em 1946.

A região se originou como bairro-dormitório, com o crescimento populacional decorrente da explosão industrial da década de 1960. Os fazendeiros que possuíam as terras no local foram obrigados a se desfazer de suas terras, e surgiram os loteamentos, vendidos a operários que migravam de diversas partes do Brasil para São Paulo. Na década de 1970, o processo de êxodo rural contribuiu para o aumento da população na região, com novos moradores sendo atraídos pelo parcelamento dos lotes e a possibilidade de possuir sua própria terra.

Até 1996 Cidade Ademar pertencia à região administrativa de Santo Amaro, da qual era região periférica a seu centro urbano.

b. O Bairro do Jabaquara

O distrito do Jabaquara foi criado em 1964 à zona centro-sul do município de São Paulo. Conta com duas estações de metrô e uma rodoviária. Conta atualmente com mais de 220 mil habitantes. O nome do distrito vem do tupi e significa "toca da fuga", de îababa, "fuga" e kûara, "toca". Provavelmente, uma alusão a antigos quilombos que deveriam existir na região.

O sítio da Ressaca foi construído no século XVIII e tombado no ano de 1972. Três anos depois, o projeto CURA (Comunidade Urbana de Recuperação Acelerada) transformou o Jabaquara em área-piloto, com a restauração iniciada em 1978 e retomada em 1986, após um incêndio. O local passou a abrigar o Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro, que reúne objetos referentes à presença dos negros em São Paulo.

Até o início do século XVII, a região era ocupada apenas pelos viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e à Borda do Campo. A partir dessa época, a região começou a ser procurada por fazendeiros e sitiantes que passaram a abrir estabelecimentos agrícolas e comerciais. Contudo, começou a popularizar-se apenas a partir do final do século XIX,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com