TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância de conhecermos a história da nossa igreja

Artigo: Qual a importância de conhecermos a história da nossa igreja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância de conhecermos a história da nossa igreja.

Delia Catullo Goldfarb – pesquisadora mentora

História, memória e identidade são conceitos diferentes, mas intimamente ligados entre si. Quando contamos nossa história, estamos falando de um "saber" sobre nos mesmos, estamos transmitindo aquilo que sabemos sobre os acontecimentos, afetos, sensações e sofrimentos que marcaram nossas vidas. Um saber que tenho sobre o que é meu “eu”.

Para que exista “minha história”, devo me reconhecer nela como um indivíduo, como um protagonista permanente. Por isso dizemos que há coisas que não podem mudar, e outras que devem mudar para construir uma identidade.

História é movimento de mudança permanente. Esse movimento faz com que eu me reconheça, identifique-me com minha história, com a história de minha vida quando a conto para alguém ou quando simplesmente penso nela. Se nada mudasse, eu não teria história para contar, pois todo seria sempre igual. Se você aos 50 é a mesma que aos 15... Que história é essa? Em alguns pontos você é sempre a mesma, você será sempre “Fulana de Tal”, filha de outros “fulanos”. Mas hoje você trabalha nessa revista. Aos 15 talvez fosse muito religiosa, e aos 40 talvez decida mudar de profissão e ser atriz, e mais tarde pode ser uma agnóstica. Isso irá criando subjetividades diferentes, diferentes modos de se colocar no mundo, diferentes formas de pensar e ver a vida, de se relacionar com seu próprio corpo, de se vincular com os outros. Mas em todo esse movimento você vai conservar sua identidade, senão deixaria de ser você. Aí já entraríamos no campo das patologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com