TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário de Historia

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Analisar o contexto histórico em que se dá a transferência da Família Real para o Brasil.

A vinda da Família Real para o Brasil é conseqüência direta da política imperialista francesa. Após a chegada de Napoleão ao império francês, o país foi aos poucos se tornando uma potência mundial, mas encontrava na Inglaterra um forte concorrente para os seus interesses expansionistas. A solução encontrada pela França foi o confronto direto com os ingleses, porém acabou sendo derrotada pela excelente esquadra inglesa na Batalha de Trafalgar.

Como represália a vitória inglesa na Batalha de Trafalgar, Napoleão resolve decretar o Bloqueio Continental, onde proibia os países europeus de comercializar com a Inglaterra.  

Portugal, por depender economicamente do comércio com a Inglaterra, não acatou de imediato a imposição francesa. Além disso, Lord Strangford, embaixador inglês, tentava convencer D. João de assinar um acordo que determinava, entre outras coisas, a transferência da corte portuguesa para o Brasil e facilidades comerciais inglesas no Brasil. Em troca, Portugal receberia proteção dos britânicos.

Cansado da demora de D. João, Napoleão resolve invadir Portugal com a ajuda da Espanha, em busca da derrubada do governo Bragança. Diante de tal situação, em novembro de 1807, A Família Real e cerca de 15 mil pessoas da corte portuguesa abandonam Portugal levando apenas o que conseguiam colocar nos navios. Assim, partem em direção ao Brasil.

Vale ressaltar que a idéia de transferência para a colônia já tinha sido cogitada em várias oportunidades. Como por exemplo, em 1580, em que diante da invasão espanhola, o prior do Crato D. Antonio foi aconselhado a vir para o Brasil. Assim como, em 1762, temendo uma invasão franco-espanhola, Marquês de Pombal sugeriu ao rei que tomasse medidas de segurança como a de ancorar naus diante do palácio para que, em caso de emergência, viesse em segurança para o Brasil.

  1. Quais as transformações ocorridas no Brasil com a presença da Família Real?

Com a chegada da Família Real portuguesa, o Rio de Janeiro precisou se adequar aos moldes europeus, já que precisava mostrar-se digna de ser sede de uma monarquia. O trabalho de modernizar a cidade não iria ser fácil, pois segundo o viajante inglês, John Luccock, a cidade era lotada de sujeira.

D. João tratou de revitalizar a nova capital do império fundando teatros e organizando novos eventos culturais na cidade. Além disso, criou o Jardim Botânico para promover uma imagem civilizada do Rio de Janeiro. Buscando estimular a produção artística, cientifica e cultural, criou as Escolas de Medicina na Bahia e no Rio de Janeiro, a Imprensa Real, a Academia Real Militar, a Biblioteca Real e patrocinou a vinda de artistas europeus para que retratassem a paisagem e os costumes locais.

Criou também órgãos públicos como ministérios, tribunais, Casa da Moeda e o Banco do Brasil.

  1. Qual o significado da presença do Brasil nas exposições universais?

A presença brasileira nas exposições universais deve ser vista como um modo estratégico de mostrar nossas particularidades nacionais, como o índio e a mata, porém tentando mostrar para as outras nações a nossa face mais civilizada

A exposição foi a oportunidade perfeita para mudar a imagem externa do país e mostrar o quanto ele estava civilizado. Por isso, o empenho do próprio imperador de investir na elaboração do estande brasileiro e de incentivar os produtores entregando pessoalmente os prêmios aos vencedores.

  1. Descreva os preparativos para a exposição, na perspectiva de implementar uma imagem glamourizada do Brasil.

Para escolher o estande que representaria o Brasil nas exposições estrangeiras havia toda uma mobilização interna para garantir a qualidade do representante. As províncias realizavam suas feiras prévias e os produtos escolhidos disputavam numa mostra nacional. A partir daí, os vencedores apresentariam seus produtos no âmbito internacional.

 O incentivo financeiro partia do próprio imperador, já que o mesmo acreditava que a ida dos produtos às mostras internacionais proporcionaria maior propaganda e visibilidade para o Brasil.

Na primeira apresentação internacional, o Brasil levou seus principais como café, algodão, guaraná, erva-mate, chá e vários outros. Levou também alguns produtos da nossa indústria, porém os premiados foram o café e a cerâmica, mostrando o quanto o lado selvagem brasileiro era valorizado.

  1. Na visão dos viajantes, qual o significado das festas no Brasil? Exemplifique com o desfile das irmandades religiosas

“Então esses personagens, vestidos de reis Magos, dedilhando as cordas de seus instrumentos, dançavam e cantavam...”. Foi assim que Mello Moraes descreveu a festa de Reis, realizada tradicionalmente no início do ano. Moraes ressalta a adequação feita pelos africanos em relação aos rituais católicos, unindo esses aos ritos praticados por eles na África.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com