TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DO SALOBRINHO

Por:   •  1/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

SILVIA LETCIA TELES DA SILVA

PROJETO DE PESQUISA

RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: O ENSINO DE HISTÓRIA NO COLÉGIO ESTADUAL DO SALOBRINHO

Projeto de pesquisa apresentado como requisito da disciplina de Tcc, do curso de História da Uesc.

UESC/BA, JANEIRO DE 2019

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências obtidas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID no Colégio Estadual do Salobrinho no período de 2016 á 2018, o subprojeto de história é desenvolvido com o apoio da Coordenação de Apoio de Pessoal de nível superior –CAPES em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, o que possibilitou vivenciar a realidade da sala de aula, promovendo a integração entre o professor e os alunos, e uma forma de conhecer como funciona a rotina de uma escola. Além de contribuir para a melhoria do ensino fundamental e médio, o programa promove aperfeiçoamento e a valorização de professores para educação básica, aumentando a carga prática do acadêmico desde o início de sua formação orientada por profissionais docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz e da Escola permitindo que o professor da educação básica atue como co-formador do futuro docente. Neste relato está contido reflexões acerca da atuação dos bolsistas no programa. As atividades como já foi dito, foram desenvolvidas no Colégio Estadual do Salobrinho rua do campo n°84 no bairro do Salobrinho conveniada do programa, partindo de projetos de intervenção onde se buscou a abordagens de diversas temáticas de valores na busca de contribuir com ações integradoras no ambiente educativo para o bem estar cognitivo e social dos discentes, além de enfatizar a importância d participação no programa o qual tem auxiliado os bolsistas a refletirem sobre o fazer docente bem como a contribuição para o ensino de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Educação-Iniciação á docência

INTRODUÇÃO

O subprojeto de história ligado ao projeto Institucional á Docência- PIBID desenvolvida com o apoio da Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior-CAPES em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz Ilhéus-Ba Campus Soane Nazaré, vem promovendo a participação e o envolvimento dos discentes do subprojeto já referido, no que diz respeito a iniciação à docência. Partindo da premissa de que a teoria e prática são vias de mão dupla os bolsistas tiveram a possibilidade de articular as teorias estudadas na graduação e as práticas vivenciadas nas escolas conveniadas, sendo assim nós bolsistas tivemos a oportunidade de refletirmos sobre o fazer docente além de adquirir experiência de um futuro educador pesquisador. O Pibid (Programa Institucional de Bolsa de iniciação a Docência) foi um leque de conhecimento de aprendizagem e oportunidade, tendo a função de contribuir e somar para nossa formação quanto discentes, oportunizando a nossa participação em eventos científicos, contribuindo de forma significante nos nossos estágios durante a graduação e fortalecendo a relação universidade e educação básica. O Pibid nos proporcionou montar grupos de estudos juntamente com a coordenação e supervisão do subprojeto, estudos estes que estes que eram discutidos e socializados durante os encontros, o que facilitou a nossa atuação na escola, além do bom desempenho acadêmico. Portanto, sabemos que se o que nos é transmitido nos cursos de graduação estiver desconectado das práticas vivenciadas não surtirá resultados significativos, portanto fica em evidencia a importância do programa para o nosso processo de formação.

JUSTIFICATIVA

A nossa equipe produziu muito e conseguiu levar as experiências vivenciadas no programa para vários eventos científicos, como o passeio ao museu Teosópolis, a Casa de Cultura Jorge Amado, como a produção de oficinas e seminários com temas referentes a atual situação social, política e econômica do Brasil, questões de suma importância que foram debatidas com os alunos  do CES( Colégio Estadual do Salobrinho), juntamente com  outros professores de outras disciplinas além da disciplina de História, vale ressaltar que dentre a sua contribuição  o PIBID propicia uma aproximação dos bolsistas com a escola conveniada e consequentemente com a família dos alunos, o que de fato nos leva uma reflexão, é essencial o levantamento de algumas questões que envolvem aspectos da formação docente inicial e continuada, tais como: de que forma o PIBID contribui para a formação dos bolsistas integrantes do subprojeto de história da UESC? Houve mudanças na maneira de como o bolsista enxergam a profissão docente? Em que sentido? Que tipo de experiências foram adquiridas com o programa principalmente no que se refere a formação do professor da educação básica? Programas como o Pibid contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica? Como?

Para responder a esses questionamentos, foram analisadas as atividades elaboradas no Colégio Estadual do Salobrinho no período 2016 à 2018, no intuito de averiguar que contribuições que o PIBID proporcionou na formação desses bolsistas enquanto profissionais de ensino, e fazendo que os mesmos refletissem e analisassem quais são os limites da escola pública quanto ensino de história e a qualidade deste ensino na educação básica, e como a profissão de professor de história pode ter sua complexidade principalmente na configuração da educação atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com