TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE DENISE - MT DENISE/MT 2019

Por:   •  8/8/2021  •  Artigo  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – DOM ALBERTO

ENSINO DE CIÊNCIAS

CAMILA NOGUEIRA DE LIMA

        

APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE DENISE - MT

 

                                          DENISE/MT

2019

APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE DENISE - MT

Camila Nogueira de Lima[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO: Os jogos didáticos são procedimentos capazes de proporcionar conhecimento ao educando de uma maneira autêntica. Por meio do Jogo da Velha e do Jogo da Trinca Ambiental, podem ser ensinados vários conteúdos educativos, proporcionando aos alunos uma experiência lúdica de aprendizagem. A proposta deste trabalho foi a de verificar a condução de dois jogos didáticos em sala de aula, o Jogo da Velha e o Jogo da Trinca Ambiental, e analisar a assimilação de conteúdos conceituais por meio deles, avaliando a fixação desses conteúdos pelos alunos. O trabalho foi realizado com turmas do 6.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Denise, Mato Grosso. Os resultados obtidos mostraram que os jogos didáticos que foram trabalhados despertaram o interesse dos alunos e possibilitaram o aprendizado. Quando questionados, os alunos fizeram relatos entusiasmados quanto ao uso desses jogos em sala de aula. Sendo assim, é possível afirmar que as ferramentas lúdicas de ensino são vistas de forma positiva pelos alunos e podem ser trabalhadas amplamente no Ensino Fundamental, facilitando o ensino de ciências nas series iniciais.Com essa experiência, foi possível concluir que a melhor forma de se ter uma boa fixação de conteúdo e ampliação de conhecimento é desenvolvendo atividades de forma lúdica em sala de aula. Sendo assim, pode-se estabelecer a seguinte relação: quanto maior for a frequência desse uso, melhor serão o aproveitamento e o rendimento dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Ensino de Ciências. Jogos Didáticos.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema o ensino de ciências no Ensino Fundamental e foi intitulado “Aplicação de jogos didáticos no ensino de ciências para alunos do ensino fundamental”. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual do município de Denise, estado de Mato Grosso.

Atualmente, na era das tecnologias e de uma rapidez sem precedentes, há uma grande necessidade de se ter um ensino mais criativo, principalmente na área de ciências, de modo a despertar a atenção do estudante e a formar uma base de conhecimento científico. Os jogos lúdicos são uma ótima estratégia para ensinar os tópicos dessa área do conhecimento, especificamente no que diz respeito à temática ambiental. O professor deve aproveitar que esse assunto é de suma importância, que está na ordem do dia e que se verifica um maior comprometimento dos alunos com essa problemática, cujo impacto no cotidiano da sociedade é cada vez mais visível.

Os jogos didáticos têm uma função importante no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Além de diversificarem a maneira de conduzir uma aula, eles deixam o ensino mais empolgante, despertando o interesse e a curiosidade de todos. A utilização desses jogos pode se dar em várias direções de aplicações – por exemplo, o professor pode usar essas ferramentas para desenvolver e articular o trabalho e a interação em grupo, para estimular a criatividade do aluno e para desenvolver a capacidade intelectual.

Cabe ao professor, por meio dessas atividades, instigar os alunos a aprender, a serem mais focados, dinâmicos e capazes de desenvolver o raciocínio lógico. O método de ensino e aprendizagem de uma forma lúdica são também muito importantes, pois unem a teoria e a prática com um único objetivo: desenvolver a capacidade de conhecimento do aluno. Os conteúdos de ciências, geralmente, são muito complexos, e a utilização dessas ferramentas lúdicas, sejam elas um jogo, uma dinâmica ou uma aula prática, possibilitam uma maior compreensão e assimilação do conteúdo.

Considerando essas informações, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino que adota um enfoque lúdico e propiciar aos alunos uma proposta de aprendizagem diferenciada no trabalho com a temática Educação Ambiental. Sendo assim, pretendeu-se verificar como se deu a condução de dois jogos didáticos em sala de aula, o Jogo da Velha e o Jogo da Trinca Ambiental, e analisar a assimilação de conteúdos conceituais por meio deles.

A hipótese é que o uso dessas atividades aproxima o aluno do meio científico na disciplina de ciências e isso beneficia o aprendizado. O professor pode, assim, compreender que a componente lúdica é um dos recursos didáticos mais importantes do trabalho do docente, proporcionando a aprendizagem e a formação do aluno.

A metodologia usada foi a pesquisa de campo com os alunos do 6.° ano do Ensino Fundamental. Conforme já referido, neste trabalho, serão analisados e discutidos dois jogos trabalhados para ensinar a temática ambiental: o Jogo da Velha e a Trinca Ambiental. Tais jogos foram elaborados especificamente para esta pesquisa de campo.

2 DESENVOLVIMENTO

Quando é bem planejado, o jogo torna-se um mecanismo pedagógico útil no processo de formação do saber. Para Rieder, Zanelatto e Brancher (2005), é fundamental analisar essa ferramenta e vê-la como um recurso pedagógico, evitando-se pensar sob uma perspectiva reducionista, que tende a ver o jogo como algo fútil. Trata-se, antes de tudo, de um instrumento de educacional. Os jogos educativos têm o objetivo de estimular a argumentação, a imaginação e o aprendizado dos alunos, veiculando conteúdos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com