TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de Experiêcia - PIBID

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL [pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA 

Pró-Reitoria de Graduação

Diretoria de Ensino  

                 Divisão de Licenciaturas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 

 

PROJETO PIBID INTER: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA

ESCOLA COM A RODA DE “CONVERSAMBA”

 

LEONARDO SOARES VITALINO

 

                O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), projeto Interdisciplinar, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Pontal, no intuito de aperfeiçoar a praxe de estudantes dos cursos de Pedagogia e História, propõe a realização de atividades educativas e culturais em escolas públicas no município de Ituiutaba. Nesse sentido, os pibidianos, supervisores(as) e coordenadores(as) se encarregam em desenvolver intervenções que contemplem a proposta do programa e do projeto.

No PIBID da Escola Municipal Manuel Alves Vilela (EMMAV), onde componho a equipe de bolsistas do programa, o projeto Interdisciplinar é desenvolvido por 4 estudantes da universidade e uma supervisora, que é professora de História dos alunos do 6º ano. Além disso, os trabalhos realizados são monitorados por uma coordenadora, professora do curso de Pedagogia na universidade, que acompanha e auxilia na realização das intervenções. Entre as atividades desenvolvidas na escola, a que destaco neste relato de experiência por considerar a principal intervenção realizada no ano de 2017, é a roda de “conversamba”.

O intuito dessa atividade foi de aproximar as novas gerações com o ritmo do Samba, pouco estimulado na atualidade. Para isso, desempenhamos intervenções extraclasses com os alunos, antes da realização da roda de conversa, no intuito de aproximá-los da música, explicando o repertório do samba no Brasil e suas raízes. Além disso, ao tratar sobre as raízes do samba, foi possível introduzir uma nova abordagem com os alunos, de caráter étnico-racial, devido a cultura afro-brasileira associada ao estilo musical que estávamos trabalhando.

Durante a elaboração da intervenção, tentamos buscar uma forma que tornasse o assunto mais “interessante” aos alunos do 6º’ano, pois estes não estavam habituados a ouvir canções do gênero musical, com a intenção de demonstrar a história do samba como um instrumento de luta.

Ao introduzir a temática, explicamos sobre o surgimento do samba e como ele permanece sendo um dos estilos musicais mais renomados no Brasil, sua importância histórica representada em ritmos e letras e sua relevância na construção da identidade brasileira. Em seguida, executando uma sugestão da coordenadora, trabalhamos o samba como uma crítica social, avaliando alguns artistas como Chico Buarque de Holanda, Vinicius de Moraes e outros compositores que abordavam uma realidade social e cultural nas letras de algumas canções.

Dessa forma, foi possível abordar o samba e seu contexto histórico para os alunos no intuito de “prepará-los” para a roda de conversa que seria realizada na semana seguinte. A interdisciplinaridade do projeto do PIBID, que vincula os cursos de História e Pedagogia, foi o que possibilitou uma conexão direta entre história e cultura (nesse caso, relacionadas a música)

O “conversamba”, no último dia das atividades com essa temática, contou com a participação do grupo musical Samba e Velas, que apresentou algumas canções que compõem o repertório do samba nacional e de suas raízes africanas para os alunos, e mostrou que é possível misturar no espaço escolar campos da história raramente explorados no dia a dia, além de promover uma construção de conhecimento. Por fim, creio que a roda de conversa tenha sido produtiva, pois levou compreensão aos alunos, além de mostrar a importância do samba na construção de uma identidade brasileira, mas com raízes africanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com