TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ESTÁGIO ENSINO MÉDIO

Por:   •  25/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.730 Palavras (15 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PLANEJAMENTO ANUAL        9

3        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        11

4        PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        12

5        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        14

6        METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        16

7        PLANOS DE AULA        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

INTRODUÇÃO

O presente relatório se refere ao estágio curricular obrigatório do Ensino Médio realizado segundo o Plano de Trabalho desta instituição reelaborado para o período de pandemia da Covid 19.

 Após a leitura de texto indicado foi elaborado um texto dissertativo-argumentativo abordando a questão das TIC’s - Tecnologias da Informação e Comunicação, apontando problemas e possíveis soluções, para a implementação de projetos educacionais levando abordando a inclusão digital nas unidades de ensino. Ainda abordamos a importância e o leque de oportunidades de aprendizado que surge com o uso das TIC’s no ensino de História.

Abordamos o tema Planejamento Anual, a sua importância no processo de ensino aprendizagem quando elaborado com objetivos claros e exequíveis e a sua estrutura de elaboração.

Elaboramos uma proposta de atividade abordado os Temas Contemporâneos Transversais da BNCC e a importância dos mesmos nos diferentes componentes curriculares de forma integrada, fazendo a conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em seu contexto.

Observamos a importância, no processo de gestão escolar, do Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP). São documentos diferentes, mas fundamentais para as escolas, descrevendo as normas e os objetivos de cada instituição e como eles se aplicam nas ações do cotidiano da escola.

Descrevemos a importância da inter-relação entre o professor, a equipe pedagógica e administrativa, assim como a necessidade do acompanhamento da equipe pedagógica no desenvolvimento da disciplina para uma maior eficácia do processo de ensino.

Aprendemos sobre metodologia ativa e por fim elaboramos planos de aula com metodologia ativa e uso de tecnologia digital, utilizando a linguagem digital discente e trazendo esse aluno para o centro do processo de ensino.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) no dia a dia da sociedade é um fato e a ao mesmo tempo em que, também é fato, que investir em educação tornou-se condição indispensável para os países que pretendem se inserir e minimizar as diferenças existentes na competitividade econômica internacional e na redução das desigualdades sociais. E também paralelo a isso fez-se necessário investir em uma educação que inserisse o Brasil na “sociedade do conhecimento”, nas transformações trazidas pela era digital.  Cardoso (1996) ao tratar desse advento, faz os seguintes apontamentos:

A aplicação do conhecimento científico a situações empíricas redundou no rápido desenvolvimento de tecnologias, complexificando cada vez mais os processos produtivos de bens e serviços, em uma dinâmica auto-alimentadora, na qual cada mudança tecnológica engendra necessidades e imperativos que são, por sua vez, detonadores de outras soluções e produtos, indefinidamente. Chegamos então a chamada “sociedade do conhecimento”, termo significante de uma situação social, sobre a qual pode ser feita a analogia com a acumulação de capital financeiro necessária ao desenvolvimento da industrialização: assim como o acúmulo de dinheiro permitiu o investimento em fábricas e maquinarias, na fase atual o recurso produtivo mais importante passa a ser o conhecimento estocado; seu acúmulo permite o avanço tecnológico, a flexibilização da produção e a segmentação do consumo. (CARDOSO, 1996, p.66).

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), chegam também no espaço escolar e por ser voltado para a formação do sujeito, é preciso lembrar a todo momento que a carência do conhecimento digital é uma forma de exclusão.  

Embora o discurso das políticas educacionais defenda a inserção das novas tecnologias, esse discurso não tem se concretizado nas instituições escolares. 

Muitas barreiras ainda precisam ser superadas, como a falta de formação continuada para que o professor utilize esse recurso e a falta de infraestrutura adequada nas escolas. Até mesmo a promoção de estrutura física, ou seja, dos recursos materiais, ainda deixa muito a desejar. 

A falta das TIC’s nas escolas é uma situação que precisa ser apreciada de maneira urgente para diminuir as desigualdades já existentes nos processos de formação das diferentes camadas sociais.

As TIC's, mudam o nosso modo de relacionamento, trabalho, comunicação e estudo. Compreendemos que os recursos tecnológicos podem auxiliar na prática pedagógica, motivando os alunos na construção do conhecimento histórico constituído pelo diálogo entre o passado e o presente. A História ensinada na educação básica também sofre a influência dessa dinâmica. 

O professor deve ser capaz de assumir o papel de articulador na interlocução com os alunos, e desses alunos com o saber histórico. 

E esse desafio de trazer as TIC’s para o ensino da História implica, trazer novas possibilidades de produção, apropriação e transmissão do saber histórico.

 O avanço tecnológico permite acessar, em sala de aula, instrumentos como os artigos, as cartas, as reportagens, as obras de arte, os filmes e documentários, a música e ainda utilizando de sistemas de rede, debater, receber informações e trocar experiências com outros grupos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com