TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RENASCIMENTO ITALIANO

Artigos Científicos: RENASCIMENTO ITALIANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  2.986 Palavras (12 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 12

RENASCIMENTO ITALIANO

A Itália teve um importante papel para o Renascimento. Após a tomada de Constantinopla (em 1453), quando os turcos tomaram a cidade dos romanos, a população bizantina fugiu para a Itália. Lá, desenvolveram a sua cultura clássica, repassada pelos sábios bizantinos. Esse fato favorece o classicismo presente no Renascimento, junto com o passado de Roma. Outros fatores que apontam a Itália como destaque no Renascimento foram: já era urbanizada e com um comércio intenso, portanto, haviam muitos burgueses e mecenas (eles investiam nas artes, aumentando o desenvolvimento artístico e cultural). As principais cidades divulgadoras do renascimento na Itália foram: Roma, Gênova, Veneza e Florença. E os principais representantes do renascentismo italiano foram: Giotto di Bondone, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci.

O Renascimento, no geral, foi um movimento que propiciou um grande desenvolvimento ao saber da humanidade durante os séculos seguintes, já que o racionalismo foi uma das suas características mais marcantes. O experimentalismo, a ciência, as discussões sobre os conhecimentos impostos pela igreja, a “descoberta” de que a fé não possuía informações suficientes, a atividade comercial impulsionada pelas excursões marítimas… Tudo isso foi crescendo graças a esse movimento. E, no final, culminou no desenvolvimento do capitalismo, que acabou se tornando o sistema econômico mais poderoso do mundo e da era contemporânea.

Características do Renascimento :

. Retomada dos valores da cultura greco-romana/cultura clássica pelos aspectos humanistas defendidos por esse movimento.

. Era de caráter burguês e desprezava a cultura medieval, consolidando uma nova, moderna e capitalista.

. Conquistas marítimas, aumento do comércio – principalmente com o Oriente – e apoio dos governantes europeus e o clero aos artistas e intelectuais da época.

. Conquistas marítimas, aumento do comércio – principalmente com o Oriente – e apoio dos governantes europeus e o clero aos artistas e intelectuais da época.

. Os movimentos mais notáveis na filosofia renascentista foram: Humanismo, Racionalismo (explicação científica para os acontecimentos), Individualismo, Hedonismo (valorização do prazer), Naturalismo Científico (compreender os fenômenos naturais e interferir na natureza), Classicismo (inspiração na cultura greco-romana) e Universalismo (o homem deve desenvolver todas as áreas do saber).

. Foi dividido em três fases (Trecento, Quattrocento e Cinquecento) que correspondiam, cada uma, aos séculos XIV, XV e XVI; entre as duas últimas, havia um breve interlúdio chamado de Alta Renascença.

. Suas ideias eram refletidas na pintura, que “mudou” para adaptar-se a esse movimento cultural. Não só ela, como todas as áreas da arte.

MESTRES DO RENASCIMENTO - (principais artistas e seus estilos na arte).

. Rafael Sanzio : Realismo na certa, além de arquiteto era um brilhante pintor.

- suas obras comunicam ao observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem seus quadros são dispostos em espaços amplo, claros e de acordo com uma simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”. Obras destacadas: A Escola de Atenas e Madona da Manhã.

. Michellângelo Buonarotti : E suas obras havia uma característica muito forte do renascimento, pois ele era muito detalhista na configuração da figura humana dentro de nossas leis. As obras renascentistas foram marcadas pela riqueza de detalhes e a reprodução de traços humanos.

Sem dúvida, um dos apogeus da Arte ocorreu na Renascença com a visão sacra manifestada

por Michellangelo.

. Leonardo da Vinci : Ele desenvolve a representação do real até a reprodução dos mínimos detalhes, ou se a insistência nesses detalhes secundários traz o risco de se afastar do essencial e diminuir o efeito do quadro. Contêm elementos de um longo capítulo sobre a paisagem, com uma vigorosa defesa desse gênero. Poderia ter começado este estilo com a famosa meditação (que Leonardo desenvolve a partir de uma prática que atribui a Botticelli). Esta tecnica , convém assinalar, são dedicadas principalmente a uma análise dos efeitos de atmosfera: folhagens tocadas ou atravessadas pela luz, efeitos de brumas ou fumaças que separam o olhar do motivo e modificam o aspecto e a nitidez dos contornos. Ele descreve as cores que variam segundo a vegetação em função da altitude, com uma atenção sem precedentes na literatura e na pintura anteriores.

. Donatello : As suas características mais evidentes são o movimento, o naturalismo e a graça. Donatello voltou-se à representação da figura humana, retomando e superando a arte grega e romana, seja formalmente, seja estilisticamente. Muito particular foi sua capacidade de sugerir humanidade e introspecção em suas obras.

. Sandro Botticelli : Desde jovem, dedicou-se à pintura mostrando grande talento para as artes. Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas.

Este importante artista resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época.

As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas. Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é “O Nascimento de Vênus”, que o pintor fez no ano de 1485. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.

CAPELA SISTINA - (Uma obra que reune os maiores artistas do Renascimento).

. Principais características do monumento:

- A Capela Sistina está situada no Palácio Apostólico (residência oficial do papa) no Vaticano.

- Esta capela foi construída entre os anos de 1475 e 1483.

- Na Capela Sistina ocorrem os conclaves (reunião em clausura), nos quais os cardeais da Igreja Católica elegem o papa.

- O projeto arquitetônico da capela foi elaborado pelo arquiteto e escultor italiano Baccio Pontelli.

- Possui um formato retangular com 40,9 metros de comprimento, 13,4 metros de largura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com