TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO CIDADANIA NO BRASIL: O Longo Caminho

Por:   •  4/6/2021  •  Resenha  •  2.522 Palavras (11 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 11

FAI - FACULDADE IRECÊ[pic 1]

CURSO: Engenharia Civil

Paulo Jorge Andrade Santana

RESENHA DO LIVRO CIDADANIA NO BRASIL: O Longo Caminho

Irecê/BA

2020


Paulo Jorge Andrade Santana

RESENHA DO LIVRO CIDADANIA NO BRASIL: O Longo Caminho

Resenha apresentada para a disciplina Ética, Sociedade e Cultura, no curso de Engenharia Civil, da FAI – Faculdade Irecê

Prof. Rodolfo Carneiro Dourado

Irecê/BA

2020

1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

2 APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA

José Murilo de Carvalho (filho de Sebastião Carvalho de Sousa e Maria Angélica Ribeiro, nascido em 08 de setembro de 1939, Piedade do Rio Grande, MG), é um grande cientista político e historiador brasileiro, graduou-se em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1965, especializado em Metodologia de Pesquisa, Universidade de Michigan (1967), com mestrado (1969), e doutorado (1975) ambas em Ciência Política pela Stanford University. Em 1977, concluiu seu pós-doutorado em História da América Latina pela University of London. Foi professor na UFMG, e professor visitante nas universidades de Stanford, California-Irvine, Notre Dame (Estados Unidos), Leiden (Holanda), Londres e Oxford (Inglaterra) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). José Murilo é o único historiador brasileiro a ter assentos na Academia Brasileira de Letras (desde 2004) e também na Academia Brasileira de Ciências.

3 PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA

Como grande historiador e cientista político, José Murilo de Carvalho atento às questões políticas e sociais de cunho marxista, defensor da existência e preservação da ordem e igualdade dos direitos, também defensor da educação

4 BREVE SÍNTESE DA OBRA

José Murilo retrata na obra uma cronologia dos grandes e pequenos eventos sucedidos no Brasil, não deixando de associá-la ao modelo inglês e norte-americano. É feita também uma crítica ao processo em que se deu a construção da democracia, dos direitos e da própria cidadania no Brasil, desde 1500, era colonial ao período Collor.

5 PRINCIPAIS TESES

A obra Cidadania no Brasil: o longo caminho sustenta a ideia de que a democracia e a existência dos direitos, portanto da cidadania, se deu de forma não comum no Brasil. É levantado pelo autor que o maior empecilho para a construção de uma mente cidadã, logo de toda uma cidadania, veio a ser a escravidão e exploração de indivíduos, e por ser base da progressão brasileira como potência, sua erradicação da cultura nacional se deu muito lentamente. Ainda é sustentado a desordem na forma como se deu os direitos civis, sociais e políticos, ao passo em que por vezes se extinguia um, quando outro era conquistado, sendo este outro fator negativo na inserção da cidadania no Brasil.

6 Reflexão crítica sobre obra e implicações

A princípio, José Murilo de Carvalho retrata os acontecimentos e fatos que corroboraram e proporcionaram a existência de uma democracia no Brasil, e para ele, um marco nessa luta foi o fim da ditadura militar em 1985, com o retorno dos direitos- social, político e civil -. José Murilo expressa a cidadania como um fenômeno que apesar de existente em muitas nações, elas se diferem em muito. A cidadania, é descrita inicialmente como complexa, e Carvalho descreve de antemão que ao surgirem, os direitos e a própria cidadania são também fenômenos históricos. É dito que, a construção da cidadania é relacionada com a interação das pessoas com o Estado e a Nação, assim, o indivíduo se sentiria cidadão ao pertencer a um estado e uma nação. José Murilo sustenta que a educação foi de grande auxílio para a formação da cidadania, foco principal do seu debate.

No capítulo I, José Murilo faz retórica ao obscuro passado que se deu a construção do brasil em seu período colonial. Descreve-se o contraste do que se entende por cidadania à realidade que existia em território brasileiro, e à vida que levavam os colonizados/escravizados sob punho vil colono português. Também e citada por Carvalho a inexistência da educação básica no Brasil-colônia, e quando presente, em muito dificultado, pois Portugal negava ensino aos desfavorecidos, prevenindo uma temida rebelião, tampouco a inserção de instituições de ensino superior. Neste capítulo são analisados a escravidão os eventos ocorridos no Brasil como fatores pertinentes no retardo da construção de uma cidadania. José Murilo é claro em afirmar o descompassado ritmo em que se deu a existência e consciência dos direitos, sobretudo o civil, sendo ele a base para os demais. É discutido ainda o sentido de pertencimento á nação e de pátria, ditos por Carvalho serem inseridos na sociedade brasileira e adotados pelos povos brasileiros principalmente pela influência de guerras, sendo elas incialmente um conceito deturpado tido por pertencimento a província ou ao estado, o que gradualmente veio a ser a identidade de pertencimento a um Brasil nação.

Em seguida, José Murilo de Carvalho vai denotar a complexidade que se deu no progresso dos direitos, a começar dos anos 1930, sobretudo com influência dos movimentos de civis e militares em expor sua insatisfação aos governos. É notado por Carvalho que o despertar da consciência cidadã e patriótica da população se intensificou com mais vigor após a guerra do Paraguai, de modo que a partir desta surgiu nos- agora então - cidadãos brasileiros, com mais força em militares, a necessidade de preparo e inserção de novos integrantes ao poderio militar, outrora abominado pela população. Essa união e sentimento de pertencimento segundo José Murilo foi o que permitiu ao povo lutar reivindicando exigências, e contra as oligarquias ainda presentes no governo republicano, de modo os militares em 1930 conseguiram força para derrubá-lo. É notado então, que se fazia presente maior participação política da massa popular, de modo que mesmo inconscientemente emergia dos cidadãos a crítica ao governo, diferentemente do que se apresentava na segunda metade do século XIX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com