TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: A Independência Politica Do Brasil

Dissertações: RESUMO: A Independência Politica Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  7.022 Visualizações

Página 1 de 4

NOVAIS, Fernando A; MOTA, Carlos Guilherme. A Independência Politica do Brasil. 2ª ed. São Paulo, HUCITEC, 1996.

O movimento de independência no Brasil desencadeou com a chegada da Família Real, trazendo várias ideias novas para a colônia que contribuíram no processo de independência. Os autores da obra demostram três processo diferente no processo de independência o contexto, o processo politico e o processo ideológico.

A família real mudou-se para a colônia brasileira afugentada pelas tropas de Napoleão. O rei português foi escoltado de Portugal para o Brasil pelo seu principal aliado a Inglaterra. A chegada da corte portuguesa na colônia trousse varia mudanças para, todo território da mais nova sede administrativa do império português. O Brasil recebeu todo o aparato necessário para a permanência do rei, como abertura dos Portos em 1808, permissão de comércio exclusivo com a Inglaterra, em 1815 o Brasil foi elevado a condição de Reino Unido.

A partir desses detalhes da para entender que, para os autores a independência aconteceu em um longo processo dentro da crise do antigo sistema colonial. Esse sistema era baseado na dominação politica e comércio, porem quando a colônia passa por todo processo de abertura dos portos criação do banco do Brasil e os colonos ganhando títulos e algumas regalias. Essa mudança que dentro do sistema colonial, acabou levando a separação entre colônia e metrópole, já que a situação de tensão entre ambas se elevava. Essas questões leva a colônia a buscar a independência. Os autores deram exemplos possíveis que uma colônia poderia seguir no processo de independência,; A Colonia vence, toma forma de republica e mantém a escravidão, onde depois de uma guerra civil abole o regime escravocrata; como o caso dos Estados Unidos; A colônia vence, se torna republica e abole a escravidão, como o caso do Haiti. A libertação da colônia mantem uma monarquia e preserva a escravidão, que foi o caso do Brasil.

O processo politico, apontam opiniões e posições especificas, por exemplo: a corrente do partido português, que era composto por comerciantes, que desejam recuperar seus privilégios e monopólios perdidos com a mudança do rei. A corrente do Partido Brasileiro, formado por proprietários rurais, militares, que se beneficiaram com o estabelecimento da Corte no Brasil. O Partido representava o Brasil lutava para manter o Reino Unido, o lado português, queria a anulação desse reino unido e a volta do antigo sistema colonial.

O ano de 1821, é marcado por vários acontecimentos que vão interagir direta e indiretamente na independência do Brasil. o Decreto Régio de 7 de março que determinava a volta do rei a Portugal a criação da Regência do Reino Unido do Brasil, e em 26 de abril o príncipe assume a Regência do Reino Unido do Brasil. O período regencial de D. Pedro I transformou o processo de independência inevitável, pois grande parte dos senhores de terras temendo por seus interesse buscaram apoio na camada burocrática da sociedade.

José Bonifácio foi um do lideres principais e o maior articulador da independência, criador abaixo-assinado para que príncipe ficasse nas terras brasileiras que ia de contra a corte portuguesa que queria a volta do príncipe a portugal. A independência foi proclamada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com