TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme: Políticas De Saúde No Brasil

Casos: Resumo Do Filme: Políticas De Saúde No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  61.649 Visualizações

Página 1 de 2

O filme inicia-se em 1900, ano em que houve várias epidemias (Febre Amarela, Cólera e Varíola). No começo do século 20 a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade que eram mantidos pela igreja.

Em 1904, Oswaldo Cruz criou o controle epidemiológico e liderou a Reforma Sanitária Brasileira, propondo a política da quarentena e a vacinação obrigatória e a limpeza sanitária nos cortiços (porém esta medida não foi aceita pela população e muitas se revoltaram contra esta imposição) que se manifestou, dando inicio a Revolta da Vacina.

Em 1923 foi criada a lei Eloy Chaves- através dela os ferroviários obtiveram direitos como assistência médica e aposentadoria.

Em 1930 Getúlio Vargas assume a presidência da república, provocando algumas mudanças no quadro sociopolítico como a descentralização da política café com leite, no eixo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, implanta a centralização e unificação da saúde criando os IAP’S –em substituição dos CAP’S- usando os recursos dos mesmos para o desenvolvimento da industrialização do país.

Em 1945 Getúlio é deposto e Dutra assume o poder, gerando mudanças significativas na saúde, que agora recebe investimentos diretos do governo e conta com novos hospitais, modernos, bem equipados e com novas medicações.

No ano de 1953 é criado o Ministério da Saúde, e com o fortalecimento das ações de saúde pública e medicina preventiva, foram abertos também os asilos para pessoas com tuberculose, leprosos e pacientes psiquiátricos, emergindo então os médicos assistencialistas.

Na década de 1960 Brasília é criada.

Em 2006 o SUS encontra-se acessível a todos, como uma política social pública, igualitária e democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com