TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Racismo Vai Alem da Cor da Pele

Por:   •  22/8/2019  •  Dissertação  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Racismo vai além da cor da pele

O Racismo é todo e qualquer tipo de preconceito associado às raças, às etnias ou às características físicas. As pessoas denominadas racistas baseiam-se na ideologia da superioridade, eles defendem que algumas raças ou etnias são superiores às outras, seja pela cor da pele, pensamentos, opiniões, crenças, inteligência, cultura ou caráter.

O Racismo vai muito além da cor da pele, nota-se que, na maioria das vezes, o racismo associa-se somente ao preconceito contra os negros, todavia, as atitudes racistas são contra qualquer raça ou etnia, sejam negros, asiáticos, brancos, índios, etc. Qualquer ato de preconceito, discriminação, exclusão ou restrição pode ser considerado racismo. O racismo se designa em diversos aspectos diferente, com diferentes conceitos, a semelhança, no entanto, está na condolência de quem já sofreu na pele algum tipo de discriminação.

“O racismo constitui, como se sabe, um mecanismo fundamental de poder utilizado historicamente para separar e dominar classes, raças, povos e etnias. Seu desenvolvimento moderno se deu com a colonização, com o genocídio colonizador. O racismo é, como disse Foucault, “o meio de introduzir […] um corte entre o que deve viver e o que deve morrer”. “No contínuo biológico da espécie humana, o aparecimento das raças, a distinção das raças, a hierarquia das raças, a qualificação das raças como boas e de outras, ao contrário, como inferiores, tudo isso vai ser uma maneira de fragmentar esse campo do biológico de que o poder se incumbiu; uma maneira de defasar, no interior da população, uns grupos em relação aos outros. […] o racismo faz justamente funcionar, faz atuar essa relação de tipo guerreiro − ‘se você quer viver, é preciso que o outro morra’ − de uma maneira que é inteiramente nova e que, precisamente, é compatível com o exercício do biopoder.” (Preconceito racial e racismo institucional no Brasil, 2012)

Há vários tipos de racismo, Racismo Individual, Cultural, Primário, Comunitarista, Religioso, Ambiental... desde o que é manifestado por meio de estereótipos, comportamentos e interesses pessoais, até os que são ocasionados pela destruição do meio ambiente, afetando grupos e comunidades baseados na aplicação desigual da legislação. Nesse texto iremos da ênfase ao Racismo Institucional.

O Racismo Institucional, por muita das vezes é desconhecido e outras confundido com a injúria racial ou com o preconceito racial “genérico”. De uma maneira geral, ele é definido como privilégio a determinado grupo de indivíduos em detrimento de outros, em razão da etnia a qual estes pertencem, revelando-se na diferença de tratamento, distribuição de serviços ou benefícios.

“O racismo institucional, ou modalidade institucional, é claramente demonstrado em dados oficiais, como os fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O negro, o índio, o judeu, o cigano, os retirantes, os bóias frias, os garimpeiros, os peões, os mendigos, os bêbados, os gigolôs, os homossexuais, a mulher – sobretudo negra – e toda sorte de marginalizados, destituídos e enjeitados são oculta ou abertamente discriminados em nosso sistema de trabalho, na Justiça, na Economia, na Política e nas demais instituições.” (Origens, modalidades e formas de racismo, s.d.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com