TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realização II da República Francesa

Artigo: Realização II da República Francesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Artigo  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Idade contemporânea em 1789, assim se encontrava a Europa no século XIX. Veremos aspectos importantes da Europa como, por exemplo, a política de governos participativos, a economia de capitalismo industrial liberal, a sociedade burguesa em contradição com o operariado e a cultura baseada na revolução científica.

Iniciaremos com a política na Europa, tudo se inicia em meados de 1815 quando foi realizado o congresso de Viena, o qual encerrou com a era napoleônica e foi uma tentativa de retorno ao antigo regime, mas foi uma tentativa mal sucedida, já que esta ação se encontrava fora do contexto histórico, tendo assim, uma curta duração.

Já em 1820 na França há o retorno dos Bourbon com Luis XVIII e dois grupos entram em contradição: Os Bonapartistas que idolatravam Napoleão e queriam manter suas reformas; e os Realistas que estavam contra Napoleão e desejavam o retorno do absolutismo. Assim, se instalou um período tenso de decisões na França. Luis VXIII morre e seu irmão mais novo toma posse do poder, Carlos X. Carlos X comandou de 1836 à 1830, este era totalmente absolutista igual ao governo de Luis XVI, e quis retornar ao antigo regime. Mas em 1830 a Burguesia somada ao apoio popular começou a se simpatizar com os Bonapartistas, iniciando uma revolução liberal a qual se espalhou por toda a Europa. Após a revolta ainda em 1830, Luis Felipe sobe ao poder e se torna “O Rei Burguês”. Luis Felipe fez transformações como modernização, aumento da Revolução Industrial, um bom crescimento econômico e também aumentou a desigualdade social. .

Com o aumento desta desigualdade social, em 1848 houve um movimento popular, denominado primavera dos povos. Este movimento consistia em: Igualdade de fato; Direitos trabalhistas; Maior participação política; Nacionalismo; Romantismo (ação com emoção  patriotismo) e Socialismo. As consequências desse movimento são: Implementação II República Francesa (Queda de Luis Felipe) e a imposição de um governo popular provisório (com oposição da burguesia). A burguesia não aceitava este governo, portanto invade e mata milhões, ficou conhecido como o “Massacre de Cavaignac”. Após o massacre a burguesia toma o poder e fazem uma nova eleição: é eleito Luis Bonaparte (1849/52), líder popular. Em 1852 no fim de seu governo Luis dá um golpe de estado, transformando-o novamente em Império que durou de 1852 até 1870. Liderando o Império vemos Napoleão III que definia o governo como Modernização já que a França volta a ser potência econômica e militar, havendo também o desenvolvimento econômico e militar. Entre 1860 e 1870 vemos a reurbanização de Paris, onde se tornou o epicentro da Belle Époque. O imperador Napoleão II era um bom político interno, mas não mantinha boas relações externas ao seu país. A política externa teve conflitos que acabaram em desastres como, por exemplo, a Guerra Franco-Prussiana em 70. No ano seguinte se instalou a III República Francesa.

Ainda no século XIX começam a surgir as unificações na Europa. A Itália se torna uma nação com o movimento de unificação dos carbonários na década de 1840. No norte se encontra o Reino do Piemonte que era comandado pela família Savoia com o rei Vitôrio de Emanuel e o 1º ministro Conde de Cavour que era a “cabeça” do país. Mais ao centro do país se encontravam os estados papais, liderados pelo Papa. E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com